UOL Viagem

Porto Rico

Sobre o destino Fotos Onde ficar Como Chegar Circulando Agências

Praias


 

Mesmo nas praias de cidade, você não vai encontrar lixo flutuando no mar ou pontas de cigarro nas areias de Porto Rico. Pelo menos não em grandes quantidades. As praias são muito bem cuidadas e com toda a estrutura necessária para dar suporte à indústria turística. A maior diferença está nas praias do sul e sudoeste, que têm águas mais quentes por serem banhadas pelo Mar do Caribe, enquanto as praias ao norte e leste têm água mais fria, por estarem de frente para o Oceano Atlântico.

Praia de Isla Verde
Próxima à cidade, essa praia fica lotada durante a alta temporada, devido à proximidade dos apartamentos de temporada e hotéis luxuosos. As águas são claras e é possível ver a fauna marinha mergulhando. Há aluguel de cadeiras e guarda-sóis, porém, os hotéis costumam oferecer esse serviço gratuitamente a seus hóspedes. A avenida Isla Verde, a menos de uma quadra da praia, conta com supermercado 24h, dezenas de restaurantes, posto de gasolina e demais amenidades. Você pode alugar bicicletas para usar a ciclovia Paseo Piñones na Hot Dog Cycling (Av. Isla Verde 5916, Shopping Center La Plazoleta - tel. (787) 721-0776).

Vieques e Culebra
O acesso é feito a partir da cidade de Fajardo, de onde saem os ferries levando turistas a essas duas maravilhosas “ilhas da ilha”. Até 2003, Vieques não era conhecida somente por suas lindas praias e vegetação encantadora. A ilha foi lugar de grandes protestos contra a marinha dos Estados Unidos, que usava o local para testes de bombardeio. Com a revolta da população, os militares deixaram a ilha e a parte onde estava a base militar é hoje uma reserva protegida. Entre os principais locais para banho estão a praia Vermelha, a praia Verde e a praia Azul. É em Vieques que você poderá presenciar a beleza das águas iluminadas por micro-organismos, em Mosquito Bay.

Já isla Culebra tem uma beleza que atrai até mesmo os moradores de Vieques, sua vizinha. A praia Flamenco é uma das mais famosas internacionalmente e pode-se dizer que é exatamente o que uma pessoa busca quando decide tirar férias de verão no Caribe: águas de azul-turquesa intenso e areias brancas e fofas. Há ônibus diretamente a essa praia, no terminal de ferries de Culebra.

Para os horários dos ferries, consulte a autoridade portuária de Porto Rico: tel. (787) 863-0705 / (787) 863-0852 / (787) 742-3161.

El Escambrón
Uma das praias mais próximas da capital San Juan, Escambrón é um balneário simples, limpo e com águas frias, banhado pelo Oceano Atlântico. Para ter acesso basta pagar o estacionamento, como em todos os balneários da ilha. Ao sul da praia há um caminho que leva ao parque Luiz Muñoz Rivera, que tem ciclovias, áreas para piquenique e um pavilhão que recebe diferentes exposições ao longo do ano. O balneário está muito próximo de Loíza, local perfeito para comer algo antes ou depois da praia. Rt. 25, Avenida Muñoz Rivera San Juan Tel: (787) 449-5672

Balneário de Luquillo
Luquillo é outro balneário, a nordeste de San Juan, e tem estrutura parecida a de Escambrón, mas tem uma paisagem mais atraente e com um jeito muito mais “caribenho”, por estar mais longe da cidade. Para comer, pare nas barraquinhas existentes ao longo da rodovia, no caminho entre San Juan e Luquillo. Os peixes frescos com salsa criolla e o bacalaíto (um grande disco de massa de bacalhau) são imperdíveis.

Boquerón
Durante o verão, essa pequena vila de pescadores é um dos pontos mais badalados da costa oeste de Porto Rico, enchendo de turistas estrangeiros e locais. Com apenas alguns restaurantes, aproveite a temporada para comer ostras frescas vendidas diretamente pelos pescadores, em barraquinhas na rua. A areia é branca e fina, e a praia conta com bancos e mesas de piquenique ao longo de toda sua extensão, além de um centro com banheiros e chuveiros, e estacionamento.


Informações turísticas sobre balneários: tel. (787) 721-2400

Atualizado em Novembro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro