UOL Viagem

Palmas

Sobre o destino Fotos Como chegar Agências Circulando Onde ficar

Construções históricas


 

Praça dos Girassóis - Considerada uma das maiores praças do País, essa área verde abriga os principais símbolos arquitetônicos de Palmas e possui um piso multicolorido com referências a grupos indígenas do Tocantins, como Apinajé, Khahô e Xambioá. O nome da praça é uma referência à flor símbolo da região.

A lista de atrativos é grande. Por isso, reserve, ao menos, uma tarde para visitá-los. O destaque é o Palácio do Araguaia (diariamente, das 8h às 18h). Com 14 mil m², o cartão-postal e marco zero de Palmas foi construído em vidro e concreto aparente, e é sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em seu interior, pode-se avistar o centro geodésico do Brasil, embora o mesmo esteja representado por um marco que, por questões de acessibilidade, se encontra no lado externo do palácio; a maquete completa com todos os edifícios que compõem a praça; e painéis que recontam os principais trechos da história do Brasil (à direita da entrada principal) e de Tocantins (à esquerda).
Outra construção que chama a atenção é o Memorial Coluna Prestes, uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer que homenageia a passagem da Coluna Prestes pela região. Inaugurado em 2001, esse edifício, cuja arquitetura carrega os inconfundíveis traços curvilíneos de Niemeyer, possui um salão de exposições, auditório com 99 lugares, salas de vídeo e pesquisas, além de um acervo com documentos e objetos relacionados a esse movimento político. Ao lado, Luiz Carlos Prestes também é lembrado na obra ?O Cavaleiro da Luz?, uma estátua de bronze de autoria do artista plástico Maurício Bentes.

O Cruzeiro de Palmas, que marca o local onde se celebrou a primeira missa que inaugurava a construção de Palmas, e o monumento 'Os 18 do Forte de Copacabana', uma homenagem a um movimento militar de revolta contra o governo da República Velha, são outras obras que merecem uma visita.

A praça está dividida da seguinte forma: no centro, localiza-se o Palácio Araguaia; ao norte, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, a Fonte Iluminada, a Praça dos Três Poderes, a Súplica dos Pioneiros e a Cruz do Altar Ecumênico; ao sul, a Fonte de Água, o Memorial Coluna Prestes, o monumento 'Os 18 do Forte de Copacabana' e o terreno da futura catedral da cidade.

Palacinho - Considerado a primeira construção de Palmas, esse edifício serviu como sede provisória do escritório do governador local. Essa casa pré-fabricada de dois andares feita com jatobá, que já funcionou também como residência oficial e sedes de secretarias locais, abriga, atualmente, o Museu Histórico, cujo acervo conta com fotos da história da cidade e pertences usados no gabinete do governador Siqueira Campos, o segundo governador do Tocantins. O museu estava fechado para reformas até o fechamento deste guia. Quadra Asrne 35, s/nº, tel. (63) 3218-3316.

Ponte da Amizade e Integração Fernando Henrique Cardoso - Essa ponte de pouco mais de um quilômetro de extensão é um dos símbolos arquitetônicos locais. Esse complexo rodoviário localizado na TO-080, na saída da cidade, liga Palmas a Paraíso do Tocantins e possui no total 8 km de extensão. O tráfego é intenso e não existem pontos com acostamento, mas as extremidades da ponte podem servir como áreas estratégicas de observação do pôr do sol sobre o Lago de Palmas.

Casa Suçuapara - Construída em 1987, essa casa de 219 m² já serviu como sede de uma fazenda local, prefeitura, departamento de estrada do estado e até restaurante. Atualmente, o local abriga um modesto centro cultural com fotos da construção e fundação de Palmas. Quadra 304 Sul, Centro (Parque Cesamar), tel. (63) 3218-5150. De seg. a sex. das 12h às 19h, e sáb. das 15h às 18h. Entrada grátis.

Espaço Cultural José Gomes Sobrinho - Popularmente conhecido como Espaço Cultural de Palmas, o local oferece eventos como espetáculos teatrais, cinema e exposição de artes. Para saber mais sobre a programação, consulte os jornais da cidade ou ligue para (63) 3218-5145. Av. 302 Sul, s/nº, tel. (63) 3218-5133. Diariamente, das 12h às 18h.

Atualizado em Março de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro