UOL Viagem

Morro de São Paulo

Praias


Primeira Praia - De curta extensão, cerca de 400 m, colada ao centrinho da vila. Também chamada de Prainha, é praticamente uma enseada de águas claras, com formações rochosas à direita e à esquerda. Na ponta esquerda está o morro do Farol. A rua da Prainha, a poucos passos da beira do mar, concentra bares e hospedagens.

Segunda Praia - Praia do agito, dos luaus na areia e festas em clubes que atravessam a madrugada. É um pouco mais extensa do que a Primeira Praia, abrindo espaços para esportes como vôlei, frescobol e futebol. À direita, na divisa com a Terceira Praia, prolonga-se um braço de terra com pontos de pesca e coqueiros que parecem flutuar no mar. Há pousadas e hotéis de preços variados.

Terceira Praia - Também chamada de Praia do Caitá, em homenagem à pequena ilha homônima que está na ponta direita. Tem águas calmas, ótimas para mergulho. Aqui já é longe do centro, e os tratores se fazem necessários para os traslados de banhistas exaustos.

Quarta Praia - Reservada, famosa pelas piscinas naturais que se formam na maré baixa. Tem há anos uma imponente barraca que serve petiscos, drinques e frutos do mar. Nos anos 80 e 90, foi reduto de naturistas. As piscinas entre os recifes se formam longe da orla, e o banhista que inventar de tirar a roupa por lá não vai sequer ser notado... O entorno de extensos coqueirais ajuda a refrescar. Tem opções de hospedagem bastante confortáveis, tipo resort.

Praia do Encanto - Pertence à Quarta ou à Quinta Praia, dependendo do ponto de vista. É pouco freqüentada e sedia um projeto ecológico de proteção à fauna e flora. Boa para banho e longas caminhadas, por vezes mar adentro, nos bancos de areia formados na maré baixa.

Gamboa - De acesso mais difícil, por barco ou trilhas a partir do centro da vila. Trata-se de um povoado de pescadores e comerciantes, procurado também por velejadores. Chegando lá, vale conhecer o povoado do Galeão e o canal onde desemboca o rio Una.

Construções históricas


Fonte Grande - O monumento que abastecia a população de água data de meados do século 18 e em torno dele se ergueu a vila. Tem o formato de um tanque quadrangular, pequeno, com uma escultura na cabeceira que lembra pergaminhos sendo desenrolados. Fica na praça de mesmo nome e também batiza uma rua nas proximidades da praça Aureliano Lima.

Roberto de Oliveira/Folha Imagem

Farol de Morro, de meados do século 19
Fortaleza de Morro de São Paulo - Infelizmente restaram apenas as muralhas (de cerca de 700 m) e pedaços de paredes desta antiga fortaleza, que serviu de presídio e alojamento de soldados, erguida no século 17 e ampliada no século 18. Em várias praias brasileiras, há construções coloniais do mesmo tipo e época, em bom estado de conservação. De qualquer forma, vale visitar as ruínas ao pôr-do-sol e dali observar a chegada das embarcações no principal trapiche, à esquerda. É um programa típico, para moradores e turistas.

Farol - Erguido em meados do século 19, tem no entorno da base mirantes excepcionais para a densa vegetação e os diversos recortes das praias, uma composição de verdes e azuis de emocionar. Chega-se lá subindo uma trilha de degraus de pedras, a partir da ruazinha que atravessa a praça da Amendoeira.

Igreja de Nossa Senhora da Luz - A igrejinha de paredes brancas, de torre única e três portas na fachada se destaca em meio ao aglomerado de lojas e pousadas. Fica diante da praça do mesmo nome e a poucos passos da praça das Amendoeiras. Foi inaugurada em meados do século 19.

Esportes


Mergulho - Leve óculos de natação, de mergulho, snorkel e o que mais for necessário para submergir naquelas águas cálidas e transparentes -que ficam ainda mais claras de outubro a fevereiro. Em Morro, pontos tradicionais de mergulho são a praia da Gamboa, a Segunda Praia e os bancos de corais da Terceira Praia. Além deles, ilhotas vizinhas e distantes oferecem literalmente um mar de possibilidades para arregalar os olhos com a fauna, a flora, os recifes e os naufrágios da região. A Companhia do Mergulho oferece batismos e cursos, tel: (75) 3652-1200, www.ciadomergulho.com.br.

Tirolesa - A descida parte do morro do Farol e leva até a Primeira Praia. São cerca de 300 m de cabo, a 57 m de altura. Uma aventura com meio minuto de duração. Tel: (75) 3652-1219.

Trilhas - A geografia acidentada do lugar, com muitas ladeiras, e a vegetação exuberante de coqueiros, mata atlântica e manguezais convidam a caminhadas com ou sem guias. Na Segunda Praia, encontra-se uma escadaria com dezenas de degraus que conduz a um Morro de São Paulo meio escondido das praias, não menos bonito, com pousadas para quem exige privacidade. Crianças e adolescentes que moram por ali podem conduzir o visitante a pequenas e exclusivas cachoeiras, como a Fonte do Céu, ao Bosque da Gruta, na rua da Biquinha, ou apresentar um lago onde por muitos anos morou um jacaré chamado Antônio. Um passeio a pé da Primeira Praia até a Vila da Gamboa dura cerca de uma hora. A Rota Tropical organiza a Expedição Pratingi, com três dias de duração e extensões de 6 km a 10 km percorridos por dia, percorrendo várias praias, com alternativa de transporte a cavalo; www.morrodesaopaulobrasil.com.br.

Vela e esqui aquático - O Clube de Vela Natureza dispõe de cursos e pacotes para iniciantes na vela esportiva, em barco laser ou windsurfe. Para velejadores mais experimentados há barcos como o Tornado, o A-Cat e o Hobie Cat F-18 Tiger; tel: (75) 3652-1044, www.hotelnatureza.com.

Passeios


De barco - O destino mais concorrido é a ilha de Boipeba, uma área de proteção ambiental, praticamente selvagem, com quilômetros de praias desertas e águas transparentes, como Bainema. Na praia de Moreré, formam-se piscinas mornas para mergulho, povoadas de peixes e corais, e os moradores servem lagostas, cozidas na água do mar. Vale a pena negociar com o barqueiro para passar a noite lá e retornar a Morro no dia seguinte. A praia de Boca da Barra concentra pousadas. Em Velha Boipeba predominam casas de pescadores, com uma igrejinha na praça que sedia a Festa do Divino Espírito Santo, em junho. Mais informações no portal Ilha de Boipeba, www.ilhaboipeba.org.br, e com as agências Rota Tropical (www.morrodesaopaulobrasil.com.br) e Itha do Mar, tel: (75) 3652-1104.

Eduardo Martins/Ag. A Tarde

Barco em Camamu, vizinha a Morro
Para Camamu - A cidade atacada por holandeses no século 17 fica a cerca de 70 km ao sul de Valença, percorridos na BA-001. Passeios de barco pela Baía de Camamu, a partir do ancoradouro do rio Acaraí, permitem acesso a cenários quase intocados de vastos manguezais e coqueirais, desembarcando em vilas de pescadores. Entre as atrações, estão as praias de Ponta do Santo e Ponta do Contrato, esta em frente à Barra do Serinhaém, a Ilha da Pedra Furada e os bares e restaurantes do povoado de Sapinho.

Gastronomia


Bares e restaurantes - Lembre-se que você está na Costa do Dendê... Além da culinária regional, que tem o seu carro-chefe nas moquecas de peixes e frutos do mar, destacam-se as receitas italianas, espanholas e argentinas nos principais bares e restaurantes. Os localizados no alto do Caminho da Praia, próximo da Primeira Praia, proporcionam uma bela vista da "fauna" local. Perto dali, a Praça Aureliano Lima também concentra cardápios saborosos. Nas casas da rua da Prainha, a vantagem é a brisa (e a vista!) do mar.

Hotéis e pousadas - O aconchego das mesas na beira da piscina, onde os próprios donos das pousadas fazem as vezes de "chefs", são uma ótima pedida para degustar criações únicas de pratos e bebidas. Combinam-se ingredientes brasileiros exóticos com a sabedoria estrangeira (mediterrânea, portenha...) de quem se instalou ali para não voltar, porque ama o lugar, e o resultado são almoços ou ceias memoráveis, a poucos metros do mar e das redes de dormir dos quartos.

Vida noturna


Baladas - As aparências enganam. Parece um povoado pacato, perdido no oceano, que começa cartesianamente suas festas na Primeira Praia para concluí-las, caipifrutas depois, na Segunda Praia. Mas uma olhada na programação de discos como Pulsar (www.pulsardisco.com) e 87 Music Bar (www.87musicbar.com) explica porque baianos que podem voam para Morro nos finais de semana, já com reservas garantidas. Que tal uma "Festa da Luxúria"? Ou uma "Ladie's Nigth"? Com a vantagem de não poder dirigir embriagado na volta: não há automóveis na ilha! A programação dos DJs e shows está em www.ticketmorro.com.
Atualizado em Fevereiro de 2008
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro