UOL Viagem

Nova York

Mercados de pulgas fazem sucesso na cidade de Nova York

SETH KUGEL
New York Times Syndicate



James Estrin/NYT

Bijuterias expostas no mercado de
pulgas Antiques Garage, em Nova York

Precisa de um garfo de prata de lei para morangos? Você pode achar que não, mas os mercados de pulgas podem mudar a forma como as pessoas se sentem a respeito de objetos obscuros. Gire seus dentes alongados por meio do cabo delicado e, de repente, outros instrumentos para comer morangos (como os dedos, por exemplo) se tornam selvagens.

Os mercados de pulgas existem para criar um mercado para pessoas de gostos e interesses altamente diferentes. E considerando que Nova York existe praticamente para o mesmo motivo, os mercados de pulgas da cidade precisam ser bons.

Isto está especialmente evidente nesta primavera, quando os mercados que operam o ano todo ficam mais movimentados e os sazonais reabrem. Por exemplo, o mercado GreenFlea na avenida Greenwich com a rua Charles Street, no West Village --um importante mercado de pulgas sazonal em um grande bairro de restaurantes-foi reinaugurado recentemente com a nova estação e agora está aberto aos sábados até 1º de novembro.

E esta primavera poderá ter um interesse especial para os aficionados por mercados de pulgas em peregrinação até Nova York. Poderá ser a sua última chance de explorar o fenômeno do Chelsea conhecido como Antiques Garage, que poderá fechar no outono (a decisão final ainda não foi tomada). E é a primeira chance de visitar a mais nova aquisição da cidade, o Brownstoner's Brooklyn Flea, que, quando inaugurar, sacudirá o mundo dos mercados de pulgas do Brooklyn (se é que o mundo dos mercados de pulgas pode ser sacudido).

O Brooklyn Flea, que será inaugurado em um espaço de aproximadamente 3.700 metros quadrados, conhecido durante a semana como o pátio do colégio Bishop Loughlin Memorial, é criação de Jonathan Butler, que tem um popular blog de Brownstoner. Haverá espaço para 20 barracas por semana, vendendo itens habituais de mercados de pulgas (como relógios de pulso antigos de um vendedor local chamado Watchismo), artesanato e comida (waffles belgas, sanduíches de churrasco de carne de porco e até queijo ricota fresco).

Mas o verdadeiro passeio pelos mercados de pulgas de fim de semana não começa no Brooklyn, mas em Manhattan, no Garage, que foi assim batizado porque é realizado em uma garagem de estacionamento. Você começa aqui não necessariamente por ser o melhor mercado de pulgas, apesar de poder ser, mas por causa do horário: é possível torná-lo parte de sua boemia das noites de sexta-feira. Pós-jantar, drinques e balada noturna, que encerramento seria mais perfeito do que uma visita a um mercado de pulgas às 3 horas da manhã? Os vendedores começam a montar suas barracas por volta da meia-noite (quando a garagem deixa de funcionar como garagem) e, em poucas horas, os donos de lojas e negociantes que querem arrematar as melhores coisas já estão no local. (É claro, você também pode vir em um horário mais razoável, como o da abertura regular, às 6h30 da manhã.)

Você verá barracas como a de Michael Stolbach, que vende um pouco de tudo (incluindo cópias do "The New York Times" da época da Guerra Civil), mas é especializado em fotos do século 19 até meados do século 20, e as mantém em pastas com rótulos como Ópera, Interesse Negro e Interesse Gay -Militar. (Pode perguntar: ele explicará o que isso significa.) Os estandes de seus colegas estão repletos de roupas antigas, antigos discos de 45 rpm, memorabilia política, máscaras africanas e, em um caso, fotos originais de fichas policiais e cartazes de procurados do FBI das últimas décadas.

Há dois outros mercados de pulgas associados ao Garage, um ao ar livre, no quarteirão ao lado da rua 25. Mas o maior --um dos mais populares da cidade, na rua 39 entre a nona e décima avenidas em Hell's Kitchen-- fica a uma fácil distância de caminhada de Times Square. Entre os ambulantes você encontrará a Store With No Walls ("loja sem paredes", mas com placa) de propriedade de um casal, especializada em casacos e acessórios femininos de luxo. Pré ou pós-compras, o Cupcake Cafe, a dois quarteirões de distância, fornece café com leite de qualidade em um local incompreensivelmente aconchegante demais para as sombras definitivamente nada aconchegantes do terminal de ônibus da Autoridade Portuária.

Muitos outros bairros possuem seus mercados próprios. No Upper East Side, é o Antiques, Flea and Farmers' Market na Escola Pública 183; no Upper West Side há o mercado dominical GreenFlea no meio do espaço de brunch da Escola de Ensino Médio 44, na Avenida Columbus, perto do Museu Americano de História Natural.

Barganhar faz parte do jogo em todos os lugares, mas os novatos em mercados de pulgas devem lembrar que este não é um lugar para aplicar técnicas aprendidas lidando com vendedores de suvenires do lado de fora de antigos templos maias, egípcios ou budistas -do tipo que envolve fingir um certo ultraje e ir embora de forma teatral na esperança de ser chamado de volta por um "Espere, meu amigo!" em tom de pânico.

"Não há desconto para esse tipo de pessoa", disse Barbara Muccio, que vende amuletos, correntinhas e outras miudezas no mercado de Upper East Side e no Garage. "Cortesia na forma de perguntar é muito importante." Ela sugere perguntar: "É possível um preço melhor?" ou "Há margem para algum desconto neste preço?"

Você pode experimentar estas perguntas em um dos itens de Muccio, uma Bola de Cristal de Leitura da Sorte do tamanho de uma noz e de 32 lados (com preço de US$ 35) da há muito fechada Paramount Bead Corporation de Manhattan. Instruções: escolha entre as categorias Amor, Casamento, Finanças ou Lar na chave da sorte que acompanha e role a bola, para ver que número sai.

Então, confira sua sorte anacrônica. Amor nº 10: "Haverá uma comédia de erros em seus casos que serão acertados para a satisfação de todos os envolvidos". A Lar nº 1: "Uma viúva alegre tentará perturbar as coisas". A propósito, em Lar não há nenhum conselho útil que possa realmente ser usado -como, por exemplo, se uma pessoa deve comprar ou não um garfo para morangos.

Mercados para todos os gostos

Brownstoner's Brooklyn Flea, avenida Lafayette entre as avenidas Clermont e Vanderbilt, Fort Greene, Brooklyn; (718) 935-1052; www.brooklynflea.com. Domingos, das 10h às 17h a partir de 6 de abril.

The Antiques Garage, 112 rua 25 Oeste, 112, entre a sexta e sétima avenidas; www.annexmarkets.com. Todo sábado e domingo das 6h30 até as 17 horas.

The Annex West 25th Street Market, rua 25 Oeste entre a quinta e sexta avenidas; www.annexmarkets.com. Todo sábado e domingo, do amanhecer ao entardecer.

Hell's Kitchen Flea Market, rua 39 Oeste entre as nona e décima avenidas; www.annexmarkets.com. Todo sábado e domingo, do amanhecer ao entardecer.

Antiques, Flea and Farmers' Market, Escola Pública 183, rua 67 Leste, entre as avenidas York e Primeira. Sábados, das 6h às 18h.

GreenFlea na Escola Pública 41, avenida Greenwich e rua Charles, West Village; www.greenfleamarkets.com. Sábados das 11h às 19 horas.

GreenFlea na Escola de Ensino Médio 44, avenida Columbus entre as ruas 76 e 77 Oeste; domingos das 10h às 18 horas.

Tradução: George El Khouri Andolfato

Atualizado em Setembro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro