UOL Viagem

Luxemburgo

Sobre o destino Fotos Chegando e Saindo Circulando Onde Ficar Agências

Divulgação


Natureza e elegância fazem da pequena Luxemburgo uma surpresa

Arte UOL


Capital do país de mesmo nome, com 79 mil habitantes, Luxemburgo é a cidade das pontes. Cercada por vales que possuem os nomes dos rios que os cruzam -Pétrusse e Alzette- e sendo circundada por um grande muro, que, no passado, serviu de defesa contra os invasores, em 1994, a cidade entrou na seleta lista da Unesco, como Patrimônio Mundial.

Luxemburgo é mais do que a capital. Como país, duas áreas distritais se distinguem: o norte, Ösling - que pertence ao planalto de Ardennes e o sul, Gutland - que tem um clima mais suave e um solo mais fértil.

Do ponto de vista turístico, o território do país é dividido, apesar do diminuto tamanho, em cinco regiões: Luxemburgo, a capital; região e planalto de Ardennes; região rochosa de Müllerthal (apelidada de "pequena Suíça"); vinhedos do rio Moselle e a região industrial de Terres Rouges (a 20 quilômetros da capital). A natureza exuberante não deixa por menos, com destaque para a região vinícola do vale do rio Moselle; e seus refinados vinhos. Tudo é absolutamente perto e em pouco tempo você pode conhecer muito.

O clima é temperado, sem extremos, que ficam em torno de 1°C no inverno e 18°C no verão, graças à sua distância do mar.

Caminhe pela cidade, sinta seu ar elegante, aprecie a vista de cima dos penhascos. Luxemburgo pode acabar se revelando uma curiosa surpresa.

GRUPO DE DISCUSSÃO


Luxemburgo
A cidade merece uma visita?

NO UOL


UOL Notícias
Europa ganha a sua maior ferrovia, entre Luxemburgo e Perpignan, na França

INFORMAÇÕES E SERVIÇO


Site do país - www.luxembourg.public.lu

Site da cidade - www.lcto.lu

Embaixada brasileira - Não há embaixada do Brasil no país.

Idioma - Alemão, francês e luxemburguês

Fuso horário - Quatro horas a mais em relação a Brasília.

DDI - 00352

Código de acesso de Dublin - Não há, liga-se direto

Informações turísticas - Na estação central de trem, funciona diariamente, das 9h15 às 18h (de junho a setembro, das 9h às 19h), com mapas e itinerário (grátis) de atrações que podem ser conhecidas a pé. Outro posto de informações fica no centro da cidade, Place d'Armes no lado direito do City Palace aberto das 9h às 18h (até às 19h em alta temporada) e aos domingos das 10h às 18h. Propõe visitas guiadas pela cidade durante abril a outubro.

Moeda - Euro

Câmbio - Em bancos e hotéis, sem grandes dificuldades. Esta é a terra dos bancos, aliás.

Gorjetas - Não é habitual

Telefone - As cidades não possuem código de acesso, ligue direto. Para o Brasil via operadora nacional, disque 0800-0055.

Correio - O correio central funciona de segunda a sexta, das 7h às19h e aos sábados até às 17h.

Internet - Na Avenue de la Liberté, ao lado do 61, perto da estação de trem.

Horários - O comércio funciona de seg. a sáb., das 9h às 18h, em geral, além de algumas lojas de conveniência 24h. Os bancos abrem de seg. a sex., das 10h às 16h/17h nas quintas.

Feriados - Ano-Novo, Páscoa, 1º de maio, Ascensão, 23 de junho (Dia Nacional), 15 de agosto (Assunção), 1º de novembro (Dia de todos os Santos), Natal.

Custos - Similar ao custo na Bélgica, espere gastar em média €35 por dia, com economia.

(Do Guia da Europa)

Atualizado em Julho de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro