UOL Viagem

Londres

Sobre o destino Fotos Como chegar Circulando Onde Ficar Agências

Bairros, Ruas e Áreas


Houses of Parliament - As Casas do Parlamento (metrô Westminster) são a própria pomposidade britânica, e o Big Ben, sua multifamosa torre do relógio, entre tantas atrações, é provavelmente o símbolo de Londres. O que pouca gente sabe é que o Big Ben não é o reloginho, mas o seu sino principal. O prédio, do século 19, é uma orgia neo-gótico-renascentista-medieval e abriga duas câmaras, House of Commons e House of Lords. Qualquer pessoa pode assistir gratuitamente às sessões de debates a partir da Visitors Gallery, mas vale ligar antes confirmando (fone 7219-3000): na Câmara dos Lordes, o horário é seg/qua a partir das 14h30, quintas e sextas a partir das 11h; na Câmara dos Comuns, seg/ter 14h30-22h30, quartas 11h30-19h30, quintas 10h30-18h30 e sextas 9h30-15h. Toda quarta-feira ao meio-dia é Question Time, quando o primeiro-ministro é interpelado pelos parlamentares. Durante o verão, as Casas do Parlamento são abertas à visitação guiada, através de várias salas onde os guias destrincham a história política do país. Se você se interessa em ir além das badaladas do Big Ben, vai curtir. De agosto a setembro seg/ter e sex/sáb 9h15h-16h30, qua/qui 13h15-16h30. O tour dura em média 75 minutos e custa £ 7/5 (estudante). É necessário comprar ingresso com antecedência no Houses of Parliament Tickets Office, que fica em frente ao prédio.

Westminster Abbey (Abadia de Westminster) - Praticamente junto ao Parlamento, metrô Westminster, aberto seg/sex 9h30-15h45, quarta até as 19h e sábados até 13h45. Entrada £ 10/6 (estudante). Erguida no século 8 e alargada no século 11, é o local de coroação dos monarcas britânicos - veja a Coronation Chair (cadeira da coroação) atrás do altar. Mais recentemente (1997), na Abadia, foi realizado o funeral da princesa Diana (apesar de ela estar enterrada em Althorp, fora de Londres), mobilizando multidões.

Nº 10 Downing St. - No Whitehall, vindo pela Parliament Street. É a residência do primeiro ministro, onde já moraram Margareth Tatcher, John Major, e Tony Blair. Prepare-se para ficar parado em frente aos portões guardados, cercado de turistas tentando tirar uma foto do que é basicamente uma porta fechada.

Buckingham Palace - Caminhando dos metrôs de St. James Park ou Green Park, ou seguindo a pé de Westminster ou do Parlamento. Não espere nenhum Versailles, mas, enfim, é o Palácio de Buckingham e a residência oficial da família real. Pra ganhar mais alguns trocados, a Rainha Elizabeth resolveu abrir o palácio aos seus súditos de todo o planeta durante dois meses ao ano. A visitação normalmente é em agosto e setembro (quando a rainha se manda para a Escócia), todos os dias 9h45-18h, bilheteria fechando às 15h45, e o ingresso não é barato, £ 14 ou £ 12,50 para mais de 60 e estudantes). Em frente ao palácio, gratuito, acontece a célebre troca da guarda - um teatrinho abalroado de curiosos - que não deixa de divertir pela pompa. Diário no verão, dias alternados no inverno, às 11h30, mas quem quiser ver deve chegar cedo ao disputado espaço.

St. Paul's Cathedral - Metrô St. Paul's. Aberta seg/sáb 8h30-16h (para visita turística). Entrada £ 9/8 (estudante). Das suas galerias se obtém uma bela vista de Londres. É uma das mais famosas catedrais da Inglaterra e sua cúpula é a segunda maior do mundo, só perdendo para a Basílica de São Pedro no Vaticano. Finalizada em 1710, em estilo barroco, pelo arquiteto Christopher Wren, tem sido cenário de fatos marcantes na história do país, como o funeral de Winston Churchill (1965) e o casamento do Príncipe Charles e Diana (1981). Não deixe de visitar a Whispering Gallery (a 259 degraus do primeiro andar), uma galeria redonda que, com sua excelente acústica, permite que uma pessoa sussurre (daí o nome) de um lado e seja perfeitamente ouvida do outro. Uma entrada mais cristã (gratuita) acontece durante os serviços religiosos, geralmente às 7h30, 8h (sábados 8h30), 12h30 e 17h e domingos às 8h, 10h15, 11h30, 15h15 e 18h, mas o acesso dentro da catedral é restrito. (Do Guia da Europa)
Atualizado em
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro