UOL Viagem

Londres

Sobre o destino Fotos Como chegar Circulando Onde Ficar Agências

Arte UOL
O transporte em Londres é absolutamente caro, prepare-se psicologicamente. Existem, entretanto, dezenas de possibilidades para baratear um pouco as viagens locais: passes de trem ou ônibus com uso restrito a algumas zonas e por um determinado tempo; viagens após as 9h30, fora do horário de pico; carnê de passagens; cartão pré-pago (Oyster, mais vantajoso a quem mora do que para quem apenas visita); passes para grupos que viajam sempre juntos e desconto para estudantes, crianças ou menores de 15 anos. Entre tantas opções, vale saber:

Uma passagem avulsa de metrô sai por £ 3, dentro de zona 1 e 2. De ônibus você paga menos, £ 1,50. Compra-se o bilhete nas maquininhas nas próprias estações, indicando o tipo de passagem que você quer e o destino, adult single (adulto sozinho) e one way (só ida) ou return (ida e volta), caso já queira a volta. Ou em máquinas automáticas existentes em paradas de ônibus. Em alguns veículos, naqueles que você entra pela frente, ainda é possível pagar direto ao motorista, mas esse sistema está deixando de existir, especialmente na área central, onde você já deve obter o ticket ao ingressar no ônibus. Ônibus com cobrador, aqueles em que se entra pela porta de trás (naquela porta que não tem porta e você pensa se não vai cair), você compra dentro do carro. Lembre-se de sempre guardar o bilhete durante a viagem, caso bata a fiscalização nos ônibus, e, principalmente, quando circular nos metrôs, para sair da estação. De qualquer forma, considerando viagens freqüentes, os passes são mais vantajosos.

O ticket de 1 dia é o one day travelcard e pode valer apenas para as zonas 1 e 2, por £ 4,90, ou para as seis zonas de Londres, por £ 6,30 em metrô e ônibus a partir das 9h30 em dias úteis ou desde cedo em sáb/dom. Existe um novo ticket para 3 dias, £ 15,40, cuja maior vantagem sobre o anterior é que esse último pode ser utilizado nas primeiras horas da manhã, em zonas 1 e 2. Melhor custo-benefício é o ticket para uma semana, £ 22,20 para zonas 1 e 2. Permanecendo em Londres por mais tempo, existe o passe de 1 mês, para o qual é necessário uma foto e £ 85,30.

Para economizar mais com o transporte, viaje com um passe de um dia ou um passe semanal de ônibus, exclusivo a esse meio. Custa £ 3,50 para 1 dia ou £ 13,50 para uma semana e serve para todas as zonas. Suas viagens poderão demorar bem mais, mas você verá Londres pela janela (especialmente sentado bonitinho na parte de cima dos clássicos ônibus vermelhos de dois andares) e poupará alguns pounds. Há ainda o Bus Saver, espécie de carnê com 6 passagens avulsas para todas as zonas, por £ 6. É mais barato que o mesmo número de tickets individuais, mas não necessariamente mais vantajoso que uma carteira semanal.

Mais barato do que tudo isso, caminhe! Dentro da zona 1, tudo é percorrível a pé, ainda que nem sempre os pontos de interesse estejam muito próximos.

Os metrôs funcionam, conforme a linha e a estação, até 23h30 ou 0h30, e ônibus noturnos (night bus) cobrem quase toda a cidade, saindo ou cruzando paradas centrais em Trafalgar Square e/ou Tottenham Court Road. Mapas de metrô e das linhas de ônibus são indispensáveis e, assim como os tickets à venda e informações dos transportes, estão disponíveis na maioria das estações. Viajar sem a passagem, sem um passe válido ou com ticket de zona inadequada garante uma multa de £ 20 no metrô e de £ 10 no ônibus, e, como o valor não é um absurdo (considerando-se ser uma multa), os caras cobram na hora, sem chorumelas do gênero "turista-burrinho". (Do Guia da Europa)
Atualizado em
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro