UOL Viagem

João Pessoa

Gastronomia


Com buchada de bode e caranguejo, a culinária da Paraíba é diversificada. Alguns exemplos típicos da cozinha regional são: frutos do mar, carne-de-sol, macaxeira cozida e feijão verde.

O caranguejo merece atenção especial. Bastante comum nos cardápios de João Pessoa, ele ganha um sabor autêntico quando feito ensopado, com a carne embebida no leite de coco. A mesma receita vale para camarões, lagostas e polvo.

Não deixe de experimentar a tradicional carne-de-sol, acompanhada de arroz de leite e macaxeira cozida ou no rubacão, feita com feijão branco, arroz, queijo e verduras.

Outro prato típico, a exótica "galinha à cabidela" é feita com o animal embebido em seu próprio sangue com vinagre. Comum em todo o Nordeste, o baião-de-dois, preparado com feijão de corda e arroz, também integra a culinária regional paraibana.

João Pessoa é conhecida também pelas enormes tapiocas, que podem ser encontradas na feirinha de Tambaú e o peculiar cachorro quente sem salsicha, comum em barracas pelas ruas.

Bons restaurantes estão espalhados pelos principais bairros de João Pessoa. Manaíra e Tambaú concentram as melhores opções. O restaurante típico mais tradicional da cidade é o Mangai, mas o verdadeiro sabor regional está no Recanto do Picuí (Rua Feliciano Dourado, 198, Torre, tel: (83) 3244-1400). Localizado em Cabo Branco, uma ótima opção para quem procura conciliar boa comida e ambiente mais que agradável é o Sagarana (Av. Almirante Tamandaré, 310, Cabo Branco, tel: (83) 3226-6220). O espaço oferece ainda música ao vivo alguns dias da semana.
Atualizado em dezembro de 2008
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro