UOL Viagem

Ilha de Marajó

Sobre o destino Fotos Como chegar Onde ficar Agências

Danças Típicas



Uma das manifestações culturais mais tradicionais da Ilha de Marajó é o Carimbó. Trata-se de uma dança que geralmente é apresentada em grupos. Alguns deles fazem coreografias próprias e a maioria das letras fala do universo místico da Amazônia. Lendas como a do boto e histórias e costumes de pescadores fazem parte do imaginário. Curimbó, em tupi, é o nome dado ao tambor tocado na dança. Apesar de ter origem indígena, o carimbó se mesclou com as culturas afro e portuguesa. Assim, acabou absorvendo outros instrumentos como o banjo, clarinete, saxofone e flautas. Dependendo da formação, há também maracás, flauta de ébano, além dos dois tambores que marcam o ritmo.

A manifestação surgiu na Ilha de Marajó, mas ainda não tinha este nome. Atravessou a Baía do Guajará, aportando nas praias do salgado. Nos municípios de Marapanim e Curuça se solidificou como gênero Carimbó. Nas décadas de 60 e 70, sofreu influências da Cúmbia e do Merengue, sendo um dos ritmos-bases da lambada. Os grupos de Carimbó que se apresentam na Ilha se orientam um pouco pela tradição, mas possuem estilização, principalmente na coreografia. Apesar de realizados em pares, não se dança colado. Muitos tocam outros ritmos, como o lundu e o forró. No lundu - de origem africana - os homens sempre cortejam a mulher e, em uma das danças, têm de pegar um lenço depositado por elas no chão com a boca. Não há data específica para ver a dança na região, mas em Salvaterra às vezes há apresentações nos domingos na praça central. No entanto, alguns hotéis fazem apresentações gratuitas de grupos semanalmente.

Pousada dos Guarás - Av. Beira-Mar, km 3, Praia Grande, Salvaterra, tel: (91) 4005-5656. Terças, quintas e sábados, às 21h. É necessário ligar com antecedência.

Pousada São Jerônimo - Rodovia Soure-Pesqueiro, km 3, Soure, tel: (91) 3741-2093. É necessário ligar para saber quando haverá apresentação.

Hotel Ilha do Marajó - Travessa 02, 10, Soure, tel: (91) 3741-1315. Sábados, às 21h. É necessário ligar com antecedência.

Atualizado em Abril de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro