UOL Viagem

Guatemala

Sobre o destino Fotos Como chegar Onde ficar Agências

Vulcões

 

 

A Guatemala tem 288 vulcões ou formações vulcânicas. Oito estiveram ativos em algum momento na história do país e, desse total, quatro continuam em atividade.

Um dos vulcões ativos mais conhecidos e visitados da Guatemala é o Pacaya, que fica próximo a Antigua e a Cidade da Guatemala. Tem 2.552 metros de altura e entrou em atividade pela última vez no ano 2000.

A melhor forma de chegar até o vulcão, partindo de Antigua, é pelos passeios organizados pelas agências de turismo.

A viagem dura de uma a duas horas, dependendo do trânsito. O vulcão Pacaya fica dentro de um Parque Nacional.

A caminhada até o topo dura cerca de uma hora e meia. Os guias fazem pausas a cada dez minutos para que todos possam recuperar o fôlego. O grau de dificuldade para quem costuma fazer atividades físicas, mas está um pouco enferrujado, é médio-alto. O solo vulcânico tem coloração escura e se você entrar nas crateras naturais próximas ao topo vai se sentir como se estivesse dentro de uma sauna.

Leve água, capa de chuva (é sempre bom estar preparado) e lanche (depois de subir mais de dois mil metros, a fome vai apertar).

As agências de turismo oferecem passeios duas vezes ao dia, partindo de Antigua. Se sair de manhã, você conseguirá ver o nascer do sol no topo do vulcão. Se sair à tarde, vai apreciar o pôr do sol.

Trata-se de um passeio seguro, especialmente porque o guia sempre acompanha o grupo. Pela trilha também há alguns guardas do próprio parque.

Use um bom tênis ou sapatos especiais para hiking e leve um casaco. No topo, por conta da altitude, a temperatura costuma ser mais baixa.

 

Atualizado em Março de 2013
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro