UOL Viagem

Frankfurt

Sobre o destino Fotos Chegando e Saindo Circulando Onde Ficar Agências

Os grandes pontos de referência de Frankfurt são o Römerberg - centro histórico e destino principal de todo turista na cidade -, a estação central Hauptbanhof (que concentra todos os meios de transporte) e o rio Main, que corta Frankfurt ao meio.

A rede de transporte público é bastante abrangente, com trens de superfície (S-Bahn), metrôs (U-Bahn) e ônibus - todos convergindo para a Hauptbahnhof e para estação de Hauptwache (Hauptw). É mais vantajoso adquirir o passe válido por 24h.

Transporte

A Alemanha tem quatro grandes aeroportos, e o de Frankfurt é um deles. Geralmente, viajar de avião é mais caro, mas você pode conseguir algumas barbadas em anúncios de jornais. Passagens aéreas estão disponíveis em agências de viagens, eventualmente por preços bem convidativos. Procure por Last Minute Tickets.

O sistema ferroviário alemão é dos mais pontuais. Horários são obedecidos à risca. Normalmente o sistema de vendas é eficiente, e se você ainda não possui seu bilhete, procure pelos guichês onde está escrito Last Minute. Horários de trens são afixados em murais: partidas em amarelo, chegadas em branco. É muito fácil checar os destinos, freqüência e horários dos trens nacionais com os pequenos informativos (timetable) disponíveis em prateleiras no saguão central das estações. O ICE é o requintado trem-bala alemão, que alcança uma velocidade de 250km/h. Pela sua rapidez e conforto, exige reserva obrigatória, mesmo aos portadores de passe de trem. Outros trens são o EC (EuroCity) e o IC (InterCity), onde a reserva nem sempre é obrigatória, mas pergunte antes. Extremamente útil é o site oficial do sistema ferroviário alemão, o www.bahn.de . Por aqui é possível planejar mesmo os itinerários mais complicados - inclusive para o exterior.

O país conta com passes de trem. São os Bahn Card 25 e 50 e o German Rail Pass. Eles são válidos por um ano e dão desconto em passagens de trem. Vale a pena se você for utilizar muito o sistema. Já o German Rail Pass é válido para 4 a 10 viagens dentro do período de um mês. À venda no Brasil pela internet ou, chegando na Alemanha, no aeroporto de Frankfurt. Informe-se sobre os Schönes Wochenende Tickets, espécie de passe de trem que concede tarifas bem mais atraentes nos finais de semana.

Ônibus funcionam bem, alguns com serviço de bordo. Conforme as saídas, existem viagens diárias para capitais como Londres, Paris, Viena, Moscou e Roma. Os tickets são comprados em estações rodoviárias ou em agências de viagem. Alguns trajetos dentro da Alemanha são complementados por barcos, ferries ou até mesmo navios. É uma oportunidade de ver o país por um outro ângulo.

A locação de carro, além de oferecer liberdade de roteiro, permite conhecer outro orgulho alemão: a Autobahn, estrada de alta velocidade com, no mínimo, quatro pistas. Em alguns trechos a velocidade máxima é o quanto seu carro puder correr. Mas cuidado, pois as leis são severas para os infratores.

A Alemanha tem uma das melhores organizações de serviço de caronas para dentro e para fora do país. Existem centrais chamadas de Mitfahrzentrale em quase todas as grandes cidades - e falam inglês. É importante que você entre em contato, pelo menos, dois dias antes de sua viagem. Você paga um valor tabelado de acordo com a cidade. Parte da taxa vai para a central e outra para o motorista. Se você é quem tem o carro, pode ser uma boa alternativa para rachar despesas. Há escritórios em Berlim, Dresden, Hamburgo, Colônia e Munique, com o telefone comum 19440, precedendo o código telefônico de cada cidade, caso necessário. (Do Guia da Europa)

Atualizado em Abril de 2010
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro