UOL Viagem

Butão

Sobre o destino Fotos Como chegar Circulando Onde ficar Agências

Festivais


O povo butanês é festeiro e costuma realizar vários festivais anuais - todos de caráter religioso. Também celebram o solstício de verão (momento em que o sol atinge a sua maior declinação em relação à linha do Equador), e o 17 de dezembro (Dia Nacional), que coincide com o dia da coroação do primeiro rei do Butão, Ugyen Wangchuck, em 1907.

O festival mais comum é o Tsechu ou Tshechu, na grafia mais tradicional. É uma celebração religiosa que reúne cantos budistas, danças, fantasias e máscaras. O festival é apresentado por monges e celebrado em várias cidades do país, como Paro, Thimphu, Punakha, Wangdue e Bumthang. Segundo a lenda, as danças apresentadas no Tsechu foram passadas a um monge budista durante meditação. Foi uma visão.

Os festivais de Paro e de Thimphu são os mais famosos e costumam atrair turistas do mundo inteiro, especialmente dos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Tsechu no Butão
A festa está no best-seller "1000 Lugares para Conhecer antes de Morrer", de Patricia Schultz. Segundo a escritora, o festival de Paro é "um espetáculo de gente e tradição".

As festas acontecem praticamente todos os meses, mas as datas variam anualmente. Os festivais do Butão são calculados de acordo com o calendário lunar tibetano. As datas e os eventos mais populares podem ser consultados no site oficial de turismo do país.
Atualizado em Novembro de 2008
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro