UOL Viagem

Belém

Sobre o destino Fotos Como chegar Onde ficar Agências

Ilha do Algodoal



A 182 km de distância da capital, é o local onde ficam as praias mais bonitas do Estado. Algodoal fica num arquipélago chamado Maiandeua, onde há diversas ilhas formadas por vários igarapés. No entanto, é Algodoal que possui infra-estrutura mais robusta, talvez por conta de ser mais próxima do local de chegada dos barcos, único transporte que chega ao local, a partir de Marudá. A paisagem das praias é formada por diversos currais de peixe e a população de todo o arquipélago não chega a quatro mil pessoas. O cenário lembra as praias do Nordeste da década de 1980. A natureza é vigorosa e a maioria dos turistas é brasileira, mas existe uma boa quantidade de estrangeiros aportando, principalmente nos meses de julho, agosto e setembro.

Alguns passeios que podem ser feitos pelos visitantes:

Praia da Princesa ou do Farol - Sem dúvida, é a praia mais freqüentada de Algodoal, com bastante infra-estrutura de restaurantes. Uma caminhada pela manhã permite observar gaviões voando pela vegetação rasteira. Por trás da praia, há diversas lagoas que se formam em meio às dunas, principalmente nas épocas mais chuvosas, de janeiro a maio. A partir de outubro elas começam a secar. A maior lagoa é a da Princesa, de água escura e de beleza indescritível. É necessário guia para chegar até o local.

Fortalezinha - Uma das ilhas do Arquipélago, Fortalezinha tem mais cara de vila de pescador que Algodoal. Geralmente os passeios são feitos de barco, que vai até a ilha de Mocooca. O caminho até lá é bastante bonito, repleto de garças, patos selvagens e guarás. Mais 500 metros andando e o visitante estará na vila de Fortalezinha. Prepare-se para dar de cara com praias desertas, cheias de currais de pescadores e de comida simples, mas deliciosa. Há também o Igarapé do Tanque, repleto de aves da região. Tente negociar com pescadores um passeio por este local.

Como chegar: O turista deve pegar ônibus de Belém para Marudá no terminal rodoviário de Belém. O ônibus não tem banheiro interno e para em diversas localidades. Prepare-se para enfrentar quatro horas de viagem. É necessário pedir ao motorista para ficar no porto de Marudá para a travessia até Algodoal. Lembre-se que só há barco para a travessia até às 17h. Depois disso, o turista terá que realizar um frete com algum dono de barco disponível e a passagem vai custar cerca de doze vezes mais do que no horário normal. Na chegada, haverá charretes disponibilizadas pelos nativos do local. Caso não haja alguma na hora da chegada, ligue para um dos telefones listados abaixo. Mais informações: www.algodoal.com

Ônibus para Marudá
Empresa Rápido Excelsior
Tel: (91) 3249-6365

Charreteiros:
Tel: (91) 8198-6135 (Maurício)
Tel: (91) 8181-5320 (Zeca)

Atualizado em Setembro de 2011
  • - Guia de Viagem
  • UOL Viagem
Compartilhe
Imprimir
Comunicar erro