Nancy Campos/UOL
Vista do mirante na serra que leva à Visconde de Mauá compensa estrada íngreme Nancy Campos/UOL

Trilhas nas montanhas, cachoeiras e piscinas naturais encantam em Visconde de Mauá

Habitada por índios puris, jesuítas, bandeirantes, fazendeiros, colonos alemães e hippies, Visconde de Mauá começou a ser descoberta como roteiro turístico nos anos 70. O nome é uma homenagem ao industrial Irineo Evangelista de Souza, que dedicou a vida a construir navios e estradas de ferro no Brasil e no exterior no período imperial e ganhou o nobre título de visconde.

A região é formada por diversas vilas. A de Mauá, que dá o nome à região, é a porta de entrada aos turistas. A Vila de Maringá é a principal, o centro da região, e oferece a melhor infraestrutura. A de Maromba também tem um centrinho, mas destaca-se principalmente pelos atrativos naturais da região.

A região turística de Visconde de Mauá faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira e parte do seu território integra a Unidade de Proteção Ambiental do Parque Nacional do Itatiaia.

Atrações em destaque

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

Calendário de eventos

mai

Festa do Pinhão

Considerada a mais tradicional da região, a festa toma conta dos restaurantes de Visconde de Mauá -- que oferecem pratos à base da semente. O evento conta com atrações musicais também.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos