Débora Costa e Silva/UOL
A beleza natural de Serra Negra, cercada por montanhas, é um dos atrativos do destino Débora Costa e Silva/UOL

Serra Negra, em São Paulo, proporciona clima romântico aliado a belas paisagens

Ao passear pelas ruas de Serra Negra, logo se vê que a cidade acolhe todo o tipo de visitante. Desde famílias com crianças que percorrem parques e sítios em busca de contato direto com a natureza e passeios lúdicos, ecoturistas que procuram trilhas e cachoeiras para praticar esportes radicais até casais que encontram no destino a calmaria e o romantismo que a estância cercada por montanhas proporciona.

Localizada ao norte do estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, a Estância Hidromineral de Serra Negra integra o Circuito das Águas Paulista. A qualidade terapêutica de suas águas minerais e as inúmeras fontes de acesso público espalhadas pela cidade fez o município ficar conhecido como "Cidade da Saúde".

História
Fundada em 23 de setembro de 1828, Serra Negra se situa no sopé do alto de uma montanha com altitude de 1.300 metros. A cidade leva esse nome porque na época da fundação a vegetação era muito escura e tal característica se tornou a referência mais forte do local para os que circulavam pela região. No início do século 18, muitos colonizadores procuravam terras nos locais cortados pelos caminhos que ligavam o litoral à região das minas de Goiás. Mas como o acesso a estas terras era difícil por causa das montanhas de cor negra, o povoamento só veio a acontecer nos idos do século 19, com Lourenço Franco de Oliveira, considerado o verdadeiro fundador da cidade.

O plantio de café em larga escala na cidade teve início em 1873, quando os lavradores deixaram de cultivar apenas cereais. A chegada dos imigrantes italianos para trabalharem nas lavouras de café em 1880 influenciou intensamente o povoado de Serra Negra, que até então tinha apenas costumes da tradição portuguesa em suas raízes.

Atrativos
Passar dias reclusos no campo, percorrendo a rota de queijos e vinhos, tomar um banho de cachoeira e andar a cavalo são opções de lazer que estão acessíveis não só para quem se hospeda em hotéis fazenda. A vantagem é que dá para mesclar esse tipo de passeio com tardes de compras no centro comercial e ainda aproveitar para curtir o circuito de bares, cafés e restaurantes da cidade.

Atrações em destaque

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

Calendário de eventos

jun

Festival de inverno

Programação de shows que ocorre anualmente na cidade, com atrações musicais de jazz, blues, samba, pop, rock e MPB.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos