Guilherme Andrade/UOL
Praia da Jureia, pequena e tranquila, e centro histórico de São Sebastião Guilherme Andrade/UOL

São Sebastião, no litoral norte paulista, tem praias divinas com vida própria e muita agitação

No longínquo 20 de janeiro de 1502, o navegador Américo Vespúcio, a serviço da coroa portuguesa, percorria as costas da nova terra descoberta, cumprindo a missão de nomear e demarcar as localidades por onde sua esquadra passava. Era dia de São Sebastião e, no costume da época, o nome do santo foi escolhido para batizar esta faixa de litoral merecidamente divina e venerável, segundo a tradução do grego sebastós.

Abençoada com o nome do mártir cristão, a natureza generosa que os primeiros exploradores conheceram está preservada em 70% do município, protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar. Como nos tempos de Brasil colônia, ainda existem praias (quase) desertas e selvagens em São Sebastião. Mas quem vem hoje conta com hotelaria de primeira, restaurantes estrelados e muita agitação, afinal aqui estão as praias da moda do verão paulistano.

A maioria delas funciona como uma pequena cidade, com vida própria em atrações e serviços. A ligação das praias foi concluída nos anos 1980, com a cenográfica rodovia Rio-Santos. Com ela chegaram muitos turistas e mudanças, algumas não desejadas, como a especulação imobiliária e o desmatamento. Felizmente, em tempos de conscientização ambiental, ainda que tardia, nota-se o esforço de muitos para conservar o charme e as belezas naturais de suas mais de trinta praias.

Entre elas, Maresias é a mais famosa. Como em Camburi, suas ondas perfeitas produzem um curioso efeito cascata: atraem surfistas como imã, que por sua vez magnetizam garotas de corpos esculturais. O resultado? Areias movimentadas, muita paquera e noitadas que só terminam ao amanhecer.

Se por acaso essa não for a sua praia, há um bom antídoto. Não muito longe dali reina o sossego absoluto nas duas Toque-Toques e na exclusiva Calhetas com sua "língua" de areia banhada pelo mar em ambos os lados. As familiares, Barra do Una, Juqueí e Barra do Sahy, têm águas calmas para a criançada e tranquilidade para quem toma conta.

O quartel general pode ser montado em Boiçucanga. Estrategicamente posicionada entre as praias do Sul e do Norte, possui a melhor estrutura fora do centro, além das imperdíveis cachoeiras do Ribeirão de Itu.

No lado oposto da praia, o sertão é uma ótima alternativa de passeios. Para deleite dos ecoturistas, parques e agências de aventura oferecem atividades em meio à Mata Atlântica com trilhas, rapel, arvorismo e outros esportes radicais.

Depois de tantos passeios, rume ao Centro Histórico, recentemente reformado. A partir da Igreja Matriz, o casario colonial se espalha por sete quarteirões, tombados a partir 1970 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Na rua da praia, a Praça de Eventos oferece grandes shows na temporada. Ao lado, canhões portugueses protegem a cidade dos piratas desde o século 16.

Para invadir a cidade, os meses entre maio a julho são os mais ensolarados. Quem prefere o verão, como o navegador florentino, encontra praias mais cheias. Independentemente das estações, São Sebastião é frequentada o ano inteiro. Os habitués de suas areias parecem não ligar muito para os congestionamentos da serra, e a cada fim de semana enchem o tanque do carro e rumam com o maior prazer até a praia preferida.

Atrações em destaque

Dicas de quem já foi

Calendário de eventos

fev

Carnaval

A festa tradicional é celebrada na região com blocos de rua, bandas tocando marchinhas e desfiles de escolas de samba locais em todo o município.

mar

Caiçararte

Exposição de artesanato, apresentação de manifestações culturais locais -- como a Congada de São Benedito -- estão na programação do evento que homanageia as artes.

jun 29

Festa de São Pedro Pescador

No bairro de São Francisco, uma grande festa celebra o dia do padroeiro dos pescadores. Há uma procissão também no dia.

jul

Festa da Tainha

Evento gastronômico tradicional da Praia de Boraceia que conta com pratos especiais à base do peixes.

jul

Arraiá Caiçara

Os festejos caipiras contam com barracas de comes, bebes e brincadeiras, além de shows na Rua da Praia, em São Sebastião.

set

Encontro de Capoeira

Realizado na Praia de Boiçucanga anualmente, com apresentações e workshops de capoeiristas de diversas regiões do Brasil.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos