Topo

Ilha Grande tem mata preservada, água transparente e praias paradisíacas

Renata Gama

Do UOL, em Ilha Grande

05/08/2013 17h41

Com densa área de Mata Atlântica preservada e protegida do tráfego de veículos, Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro, mantém sua rusticidade. Por isso, o destino atrai amantes da natureza e aventureiros que desbravam suas trilhas fechadas em meio à serra para alcançar mirantes, grutas, cachoeiras e praias de água límpida e verde, como a Lopes Mendes, tida como uma das mais belas do país.

Dois núcleos concentram a infraestrutura da ilha. Em Vila Abrãao, há o maior número de pousadas e restaurantes. É onde chega a maioria dos barcos que vêm de Conceição de Jacareí, Mangaratiba e Angra dos Reis. Dois Rios também oferece infraestrutura turística, mas é mais rústica.

A história das duas é marcada pela construção de presídios, hoje desativados. Em Abraão, restaram apenas as ruínas do Lazareto, a colônia penal dos tempos da Proclamação da República. Mesmo interditado para visitas, a construção ao lado de um aqueduto é ponto de referência turística.

O isolamento provocado pelas penitenciárias até a década de 1950 na ilha contribuiu para que o desenvolvimento das vilas se mantivesse lento por décadas. E a preservação da natureza aqui impressiona. De tão densa, a mata que toma as montanhas por todo seu contorno, parece querer avançar sobre o mar. A linda visão do verde se encontrando com o azul do mar a cada recorte do relevo pode ser observada em vários momentos, nos passeios de barco.

Aliás, a volta completa na ilha de lancha é um dos programas turísticos mais interessantes para se ter uma ideia panorâmica das belezas do lugar. O roteiro passa por toda a orla, com paradas para banho e mergulho em pontos como a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, que têm águas transparentes e cheias de peixes. Com sorte, golfinhos acompanham a lancha na volta, no fim da tarde.

O acesso à praia de Lopes Mendas, a preferida dos surfistas, é feito por água e terra. Uma escuna deixa os turistas na praia do Pouso e depois seguem por uma trilha de 20 minutos na mata até o paraíso.

A ilha ainda pode ser percorrida a pé de norte a sul. Dezoito trilhas demarcadas e sinalizadas levam a todas as praias. Por todo lugar na Ilha Grande, há totens com mapas indicando o percurso e outras referências de localização, como quilometragem, tempo de caminhada, além de dados históricos e ecológicos dos atrativos.