Pierre Yves Schlup/Divulgação
As falésias da Praia da Paixão têm condições propícias para o vôo de parapente Pierre Yves Schlup/Divulgação

No sul da Bahia, Prado tem 84km de praias calmas e muita história para contar

A 213km de Porto Seguro em direção ao sul da Bahia, Prado é uma pequena cidade que esbanja casas coloridas, casarões antigos e ruas de pedra. Quem a visita se depara com uma interessante versão da história do Brasil contada pelos moradores, que defendem com "unhas e sorrisos" que a Barra do Cahy, que hoje pertence ao município, é o ponto geográfico onde Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez. Em dias claros, é possível avistar o Monte Pascoal a partir dessa região, possivelmente do mesmo ângulo que os portugueses descrevem na conhecida carta de Pero Vaz de Caminha.
 
A igreja Matriz branca e azul no centro da praça principal é ponto de encontro dos pradenses que, durante os finais de semana, ficam de portas e janelas abertas observando o movimento nas ruas e as crianças brincando. Localizada na Costa das Baleias, Prado tem 84 km de praias tranqüilas, algumas quase desertas, e é cortada por três rios: o Corumbau, Cahy e Jucuruçu.
 
Não deixe de visitar a Ponta do Corumbau, a última praia em direção ao norte do Estado e uma das mais belas da região. As falésias avermelhadas de 30m de altura da Praia da Paixão atraem os mais aventureiros pois permitem voos de parapente sobre o mar.
 
Outra praia bastante famosa na região é Cumuruxatiba, apelidada de "Cumuru" por alguns. De lá, partem passeios de barco para avistar baleias jubarte que, nos meses de junho a novembro, dão show na costa baiana. De Cumuru e de Prado partem embarcações para os recifes de Guaratiba e Timbebas e, de Caravelas, para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que também é considerado o segundo melhor lugar de água salgada para praticar mergulho com cilindro.
 
Os passeios de barco pelo rio Jucuruçu até o encontro com o mar são uma alternativa quando as condições do mar não estão boas. Na volta, o turista pode conhecer uma parte do mangue vermelho e ver as espécies de caranguejo que habitam a região.
 

Atrações em destaque

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

Calendário de eventos

jan 05

Bumba Meu Boi

Cortejo tradicional com pessoas representanto as figuras do Boi, do Vaqueiro e de diversos bichos. Ocorre nos dias 5 e 6 de janeiro.

fev 03

Mouros e Cristãos

Festa folclórica que homenageia São Sebastião. Sua origem está nas lutas travadas entre mouros e cristãos pela supremacia de suas religiões.

mar

Marujada

Festa folclórica em homenagem a São Benedito. Ocorre na primeiras segunda-feira após a sexta da Paixão, entre março e abril, geralmente. A celebração tem origem africana e em alguns lugares do Brasil é conhecida por Congada.

jun 29

Festa de São Pedro

Festa tradicional que celebra o santo padroeiro dos viúvos e dos pescadores. A festa ocorre na Rua dos Aimorés, organizada por pescadores. Há também uma procissão e missa realizadas em homenagem ao santo.

out

Festival Gastronômico de Prado

Evento que vem ocorrendo na cidade baiana desde 2006, reunindo chefs e amantes da culinária brasileira. Costuma ocorrer no meio do mês.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos