Gabriel Carvalho/UOL
Praia da Ponta Grande é uma das mais belas de Porto Seguro, na Bahia Gabriel Carvalho/UOL

Praias, cultura e vida noturna proporcionam diversão para todos os públicos em Porto Seguro, na Bahia

Quando aportou no Litoral Sul da Bahia, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral jamais imaginou que aquele pedaço de terra rodeado de rios, manguezais e o próprio mar seria um dos destinos mais visitados do Brasil. As praias virgens da época de Cabral são hoje bastante agitadas e também as mais disputadas pelos turistas nacionais e estrangeiros que visitam a zona turística baiana denominada Costa do Descobrimento.

Três municípios fazem parte da região, que abriga pelo menos vinte praias, mas Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália são notadamente os mais disputados entre os visitantes. Batizada de Terra do Descobrimento, a cidade tem toda a sua atividade cotidiana voltada para o turismo.

História, cultura, lazer e diversão são as palavras-chave para quem visita Porto Seguro em qualquer época do ano, com exceção do período que vai da segunda quinzena de março a meados do mês de abril, quando as chuvas ocorrem com intensidade na região. Depois disso, a cidade fica em festa por conta das comemorações aos dias do Índio (19) e do Descobrimento do Brasil (22).

Por falar em festa, os agitos ocorrem com mais intensidade mesmo nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, época em que a cidade recebe milhares de pessoas para os festejos do Réveillon, das férias de verão e do Carnaval.  Em outubro, os empresários locais promovem a Semana do Saco Cheio, evento muito apreciado por jovens e adolescentes.

O turista que prefere programas mais sossegados também tem diversas opções em Porto Seguro como passeios de escuna, visitas às reservas indígenas e o descanso à beira-mar. Há locais propícios para curtir a tranquilidade de praias mais reservadas ou ideais para relaxantes mergulhos.

Um sobrevoo de helicóptero pela orla marítima pode ser uma boa para se ter uma visão inesquecível da região, mas uma outra opção para ver Porto Seguro do alto e não pagar nada é ir até ao centro histórico, na Cidade Alta, e contemplar a bela vista que se tem da parte baixa da cidade, bem como as enseadas da Praia do Cruzeiro.

A noite de Porto Seguro é recheada de baladas para todos os gostos. As casas de lambada já não são mais tão badaladas como antes, pois o ritmo foi cedendo espaço ao forró, funk, axé, samba e outros. Mesmo sendo um marinheiro de primeira viagem, o turista não tem dificuldades em encontrar a sua tribo nos points conhecidos, como a Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool) e o Corredor Cultural. Em Arraial D´Ajuda há diversos locais com opções de música ao vivo que vai do MPB ao pagode baiano e axé.

Guias e roteiros rápidos

Atrações em destaque

Dicas de quem já foi

Fotos de quem já foi

Shopping
UOL Shopping


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos