Marcos Nagelstein/UOL
Parque Farroupilha, em Porto Alegre (RS): belo cenário para relaxar Marcos Nagelstein/UOL

Tour de ônibus facilita vida de turista na arborizada Porto Alegre

Alegre mesmo. E hospitaleira. A simpatia do povo gaúcho e o chimarrão dão calor às baixas temperaturas de Porto Alegre. Terra da tradição e do churrasco, sua pegada é histórica, cultural e gastronômica. Museus, centros culturais, cafés e restaurantes típicos fazem parte do circuito turístico da cidade. A cidade ainda tem uma vida noturna animada, cheia de bares badalados e até uma "Calçada da Fama".

Porto Alegre é simples de ser desvendada. Tudo por aqui é perto e muitos atrativos podem ser conhecidos a pé, especialmente os que fazem parte do centro histórico. Três regiões concentram os principais pontos: a Praça da Alfândega, a Praça Marechal Deodoro (conhecida como Praça da Matriz) e a orla do rio Guaíba.

Outros locais distantes do centro, como o parque da Redenção ou Farroupilha (onde aos sábados ocorre a tradicional feira do Brique) ou o Santuário Mãe de Deus (onde há um mirante da cidade), podem ser conhecidos de ônibus, na Linha Turismo. Há dois itinerários diferentes de city tour que o turista pode seguir.

O Guaíba, referência geográfica mais marcante da capital gaúcha, compõe o cenário de muitas atrações turísticas. Ele, em si, já é uma delas. Na sua orla estão alguns dos principais cartões postais de Porto Alegre, como a Usina do Gasômetro (no centro histórico), o Estádio Beira Rio, o museu Iberê Camargo e a praia de Ipanema (mais ao sul). Sim, como na Ipanema do Rio de Janeiro, o calçadão da praia dos gaúchos também concentra gente bonita e esportiva caminhando, correndo, andando de bicicleta (há pontos de aluguel de bikes) ou relaxando. A, diferença é que aqui não se toma banho e a água é calma e doce.

Ainda perto da orla, na região central, fica o Mercado Público (em reforma após ser parcialmente destruído por um incêndio), vizinho da Usina do Gasômetro, que tem  um solário com um belo mirante do Guaíba e da orla. Na região também fica o porto de onde saem passeios turísticos de barco. O percurso passa por entre as ilhas do delta do Guaíba e a paisagem é de muito verde em contraste com os prédios modernos da capital gaúcha.

Para quem quer experimentar um pouco do estilo gaúcho de bem viver, vale incluir também no roteiro um tempo para sentar nos gramados dos parques ou à margem do rio para relaxar, nos dias de sol, tomando um chimarrão. A cena é frequente na cidade.

Copa 2014

Os arredores de Porto Alegre também reservam maravilhas turísticas. Quem chegar aqui para assistir aos jogos da Copa em 2014 vai encontrar as cidades da serra gaúcha no auge da temporada. Gramado e Canela oferecem museus cenográficos, parques de diversão temáticos, compras e chocolates. Já Bento Gonçalves, reduto da colônia italiana no Sul, é a terra para quem curte vinhos, boa mesa, história e bom papo. 

Guias e roteiros

Atrações em destaque

Fotos de quem já foi

Dicas de quem já foi

Calendário de eventos



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos