João Alvarez/UOL
A Fortaleza e o Farol em Morro de São Paulo João Alvarez/UOL

Cores e sabores marcam quem visita Morro de São Paulo, na Bahia

Localizada em uma posição privilegiada do litoral baiano - entre as baías de Camamu e de Todos-os-Santos – a enigmática Morro de São Paulo, que está a 280 km de Salvador, é uma ilha que mexe no imaginário de quem a visita. Parte de Cairu, único município arquipélago do Brasil, que fora desbravado há mais de 400 anos, o lugarejo é uma espécie de Torre de Babel, onde os diferentes idiomas, por conta da grande presença estrangeira, são substituídos pela linguagem da alegria, descontração e sensação de férias o tempo inteiro.
    
A rusticidade do destino ainda é um traço marcante, mas os ares da contemporaneidade se fazem presentes em Morro de São Paulo. Por trás das praias podem ser vistos veículos 4x4 fazendo o transporte de hóspedes para os lugares mais reservados da ilha. Na vila, o chão de terra batida deu espaço a um projeto paisagístico que não afetou muito as características locais.
 
Principalmente na Segunda Praia, a oferta de boas pousadas para todos os bolsos e estilos é grande. Além disso, trata-se do local ideal para saborear pratos com pescados, ostras ou ver o tempo passar tomando um bom drink. 
    
Com águas que de longe têm um tom esverdeado e que de perto são transparentes e com uma temperatura convidativa ao banho de mar, a ilha reúne diversos atrativos que a transformam num destino '24 horas'. Durante a baixa estação, duas festas enchem a região de visitantes: o Festival de Primavera, realizado em setembro, e a Ressaca do Morro, evento que ocorre após o Carnaval de Salvador.
    
Outra característica marcante de Morro de São Paulo é a sua história. Edificações e monumentos com mais de dois séculos de existência, como a Fortaleza do Morro, que está sendo recuperada, a Fonte Grande e o Farol do Morro, são capítulos à parte neste paraíso de onde os visitantes saem morrendo de saudades.
 

Guias e roteiros

Atrações

Dicas de quem já foi

Calendário de eventos

mar

Ressaca do Morro

É a temporada mais movimentada de Morro, quando os turistas vão para descansar depois do Carnaval em Salvador. Não há um grande evento aberto, mas uma série de festas particulares. As boates Pulsar (www.pulsardisco.com.br), a caminho de Fortaleza, e Toca do Morcego (www.tocadomorro.com), no caminho do Farol, costumam ser atrações.

nov

Festival da Primavera

Durante três dias há shows gratuitos de bandas de axé, pop e nomes conhecidos nacionalmente como Vanessa da Mata, Jorce Vercillo e Capital Inicial na Segunda Praia.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos