Eduardo Vessoni/UOL
Encontro do mar com as águas doces do rio Itanhaém Eduardo Vessoni/UOL

Itanhaém é um patrimônio ambiental de rica história e lindas paisagens

Itanhaém, a segunda cidade mais antiga do Brasil, orgulha-se do título de cidade histórica e faz questão de mostrar o que tem. A fundação daquele povoado foi em 1532, mas é no século 21 das discussões ambientais que a região começa a redesenhar seu cardápio de serviços turísticos a partir de sua história e dos patrimônios ambientais que lhe asseguraram o título de Amazônia paulista.

Basta um passeio em uma das embarcações que sobem o rio Itanhaém para entender. A viagem por aquelas terras tem um tom de nostalgia que estimula sensações esquecidas na alma para as quais não conseguimos encontrar explicação, e quem chega pela primeira vez tem a impressão de já ter provado aquelas experiências, ainda que pelos livros.

Na praia da Saudade, uma área bucólica de pedras escuras e ondas que batem forte, o corpo paralisa e a mente vai longe. Tão longe quanto as terras de onde saíram os estrangeiros famosos na cidade como o escritor viajante Hans Staden, o náufrago alemão que encontrou abrigo na aldeia "Conceição de Itanhaém", e o padre espanhol José de Anchieta. Aliás, esse religioso das Ilhas Canárias, que trouxe na bagagem a dura tarefa de catequizar índios, é uma das figuras mais cultuadas da cidade e com o maior número de atrações turísticas que levam o seu nome.

Outro personagem importante é o índio tupi-guarani que habita aldeias afastadas do centro de Itanhaém. O acesso não é fácil e nem sempre é possível chegar sozinho, mas a experiência de beber direto da fonte da história indígena do Brasil, na aldeia Piaçaguera, é uma sensação única que nenhum livro seria capaz de descrever com tanta precisão. O primeiro contato pode ser emocionante e levar alguns dias para a alma digerir tanta informação.

Atrações em destaque

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

Calendário de eventos

dez 08

Festa de N. Senhora da Conceição (padroeira da cidade)

set

Festival Gastronômico de Itanhaém

mai

Corpus Christi e Festa do Divino

abr 22

Aniversário da cidade

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos