Vinícius Pereira/Folhapress
Trilhas e cachoeiras fazem parte da região de Gonçalves (MG) Vinícius Pereira/Folhapress

Gonçalves mostra uma Minas focada na gastronomia e na natureza

Pequena e provinciana. Majoritariamente rural e charmosa em seus detalhes. São muitas as pessoas que passam por Gonçalves, no sul de Minas Gerais, e declaram amor à primeira vista pela cidade serrana.

E essa paixão ao primeiro olhar fica clara observando o crescente número de casas de veraneio, pousadas e investimentos que o município vem recebendo nos últimos anos. O turismo chegou à região para ficar. Motivos não faltam: o clima de montanha, a natureza em um dos belos recortes da Serra da Mantiqueira e um ambiente interiorano.

A maioria das pousadas está estrategicamente posicionada nas áreas cuja altitude é mais elevada, conferindo à estadia um friozinho mais do que suficiente para acender uma lareira e abrir uma garrafa de vinho. Se o objetivo da viagem tiver um propósito romântico, prefira os estabelecimentos com menor número de acomodações, onde quase sempre o serviço é mais personalizado e a privacidade tida como prioridade.

Grande parte dos habitantes locais trabalha no campo. O centro da cidade permanece em calmaria nos dias de semana, quando a população se dirige à zona rural durante o horário comercial. Não tenha pressa, dê uma volta tranquila pelas ruas e poderá se deparar com cenas corriqueiras, mas inusitadas para o morador de cidade maiores, como o entregador de leite fresco que segue de casa em casa a cavalo.

Um local que, aos desavisados e desatentos, pode passar por uma simples casa não pode deixar de ser visitado. Um refúgio de combinação de sabores mora n'A Senhora das Especiarias. São chutneys e geleias elaborados com bom gosto e postos à prova para degustação. Entre os mais de 50 sabores, ganham destaques o chocolate com cachaça e a cremosa de limão.

Abocanhar o turista pelo paladar, aliás, vem sendo uma estratégia crescente em Gonçalves. A cada ano, novos restaurantes preocupados em oferecer um bom serviço abrem na cidade. São pratos que se adequam a bolsos e gostos variados: um busca a composição e apresentação tal qual as capitais, outro faz a linha mineiro moderna e ainda há aqueles que servem a mais tradicional comida que dá fama ao Estado.

Mas não é só de comida e descanso que vive Gonçalves. Onde há natureza, há aventura e são várias as trilhas e cachoeiras que rodeiam a região. Quem não resiste a uma vista panorâmica deve escolher uma das caminhadas que leva aos picos de altas atitudes.

E não são poucos. Pedra de São Domingos (2.050 metros), Pedra Bonita (2.120 metros), Pedra do Forno (1.970 metros), Pedra Chanfrada (1.750 metros) e Pedra do Jair (2.000 metros). Escolha a sua, tome fôlego e boa caminhada.

Guias e roteiros rápidos

Atrações em destaque

Dicas de quem já foi

Cursos Online
UOL Cursos Online

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos