O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas (tel: 45-3251-4200, www.infraero.gov.br) fica a 13 km do centro da cidade e a 30 km da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Foz do Iguaçu vive do turismo, recebe milhares de brasileiros e estrangeiros por dia, e a sinalização das ruas e rodovias é eficiente. Quem chega de carro não encontra dificuldades para localizar as principais atrações turísticas, como o Parque Nacional das Cataratas, localizado na Rodovia das Cataratas (a BR-469), no km 17.

Linhas de ônibus ajudam o visitante a circular pela cidade e também pelas vizinhas Puerto Iguazu, na Argentina, e Ciudad Del Este, no Paraguai. Trajetos e pontos de embarque são fornecidos por um eficiente serviço de informações turísticas (tel: 0800-45-1516), disponível em português, espanhol e inglês.

Os transfers das agências de receptivo e os táxis também são opções seguras e confortáveis para conhecer os shoppings e cassinos da Tríplice Fronteira ou atrações mais distantes, como a usina de Itaipu, que oferece visitas guiadas e programação noturna, inclusive.

Como chegar

De carro
Foz do Iguaçu fica no extremo oeste do Paraná, a 637 km de Curitiba. A partir de Curitiba, a viagem de carro segue pela BR-227. Nos primeiros 50 km, a rota tem o nome de Estrada do Café. No percurso até Foz, que dura entre oito e nove horas, estão cidades como Porto Amazonas, Irati, Cascavel e São Miguel do Iguaçu. Quem parte de Florianópolis viaja 298 km até Curitiba, pela BR-101. De São Paulo, são 415 km até a capital paranaense, pela BR-116, e mais 637 km até Foz, totalizando 1.052 km.

De Avião
Fazem voos regulares para Foz do Iguaçu as companhias Gol (tel: 0300 115 2121, www.voegol.com.br), TAM (tels: 4002-5700 e 0800 570 5700, www.tam.com.br) e Azul (tels: 4003-1118 e 0800 887 1118, www.voeazul.com.br).

Qual a melhor época para ir?

O Paraná é um Estado de frio intenso nos meses de inverno. Qualquer época pode ser boa para ver as cataratas, mas acompanhe pelo noticiário se a vazão das águas do rio Iguaçu está dentro da normalidade. Em época de grave seca, as quedas d´água perdem a força, algumas desaparecem. Em época de cheia, ou águas com muita correnteza, o parque pode ser inclusive fechado por questões de segurança.

Informações úteis

DDD: (45)

Prefeitura de Foz do Iguaçu: www.pmfi.pr.gov.br

Iguassu Convention & Visitors Bureau: www.iguassu.com.br

Informações turísticas: 0800-45-1516

Moeda: O real também é aceito nas lojas da Argentina e Paraguai, onde circulam dólares e as moedas locais destes países.

Documentos necessários: Ao sair de Foz do Iguaçu e entrar na Argentina, em qualquer tipo de transporte, coletivo ou individual, é necessário apresentar RG, CNH ou passaporte. Documentos de identificação também são solicitados na hora das compras.

O que não pode faltar na minha bagagem: Roupas quentes, no inverno, e roupas leves no verão, capas impermeáveis, além de protetor solar, óculos de sol, tênis, botas ou sandálias apropriadas para as trilhas nos parques. A Mata Atlântica faz parte da paisagem, não custa levar repelente de insetos também.

Dicas de quem já foi

Atrações

Informe publicitário


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos