Topo

Roteiros de ciclismo desbravam vinhedos da Serra Gaúcha

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Bento Gonçalves (RS)*

14/10/2014 06h00

A partir de novembro, a região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, ganha oito roteiros de bicicleta em cenários que parecem saídos de livros históricos de sagas italianas, com vales de vinhedos, arquitetura camponesa trazida da Europa e caminhos pedregosos que recortam montanhas de média altitude.

É tanta inspiração visual que passa sem pressa pelos olhos dos ciclistas que a região já serviu até de cenografia para novelas como Água na Boca e Passione, e produção de cinema como o filme O Quatrilho, de Fábio Barreto.

O programa guiado, com extensões que variam de 10 a 29 quilômetros, terá oito opções de passeios divididas em quatro roteiros com diferentes níveis de dificuldade (de leve a radical) e duração de três a oito horas.

Uma das paradas é nos Caminhos de Pedra, rota declarada Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul que abriga construções centenárias como cantinas coloniais, casa da tecelagem e é uma espécie de museu a céu aberto que preserva a história daqueles imigrantes que começaram chegar à região a partir de 1875.

“Nosso maior desafio foi planejar rotas que atendessem a todos os estilos de ciclistas e que não fossem apenas experiências radicais”, afirma Jonatha Jünge, diretor de comunicação da empresa que administrará os serviços.

E enquanto visitantes aventureiros vão queimando as calorias adquiridas no dia anterior em vinícolas e cantinas da região, uma sequência de casas de pedra e madeira se exibe ao longo dos 12 quilômetros de extensão da estrada de asfalto que forma os Caminhos de Pedra.

A rota sobre duas rodas, desenhada até para os mais sedentários, passa por endereços como a Casa da Erva-Mate, onde são demonstradas as técnicas de produção artesanal da erva mais icônica em terras gaúchas – feita em um antigo moinho de milho movido à roda d'água –, e a Casa da Tecelagem, onde as pacientes funcionárias seguem no tear cuidadoso de roupas e tapetes coloridos, enquanto não chega a próxima leva de visitantes.

Bicicleta descansa diante da Casa Righesso Salumeria Caminhos de Pedra - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Bicicletas descansam diante da Casa Righesso Salumeria Caminhos de Pedra
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Outro roteiro disponível para os ciclistas é o trecho de 27 quilômetros que corta o Vale dos Vinhedos, uma pedalada de nível médio que atinge 800 metros de altitude e passa por estabelecimentos as vinícolas Larentis, Pizzato e Miolo.

Já os ciclistas mais radicais contam com a trilha de nível difícil pelo Vale do Rio das Antas, um circuito de 28 quilômetros de extensão percorrido em oito horas e com altitudes de até 780 metros.

Terra do vinho

Localizado na Serra Gaúcha, entre os municípios de Bento Gonçalves (reconhecida como a “Capital Brasileira do Vinho”), Garibaldi (a “Capital Nacional do Espumante”) e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos compreende uma área de pouco mais de 80 km², cujo terroir único garantiu-lhe o título de “a primeira região do Brasil a ser reconhecida, oficialmente, com Indicação Geográfica”, e a contar com a certificação de Denominação de Origem.

As rotas ciclo turísticas da região, que totalizam 300 quilômetros, são frutos de uma parceria entre uma empresa de ecoturismo de Santa Catarina e o Dall'Onder, hotel de Bento Gonçalves que deve ser considerado o primeiro empreendimento hoteleiro a ter o título de primeiro bike hotel do Brasil.

Os roteiros podem ser realizados em bicicletas convencionais ou elétricas e terminam em vinícolas da região, com visitação e degustação de rótulos, e retorno em micro-ônibus.

E nem poderia ser diferente em terras centenárias viticultoras que, só no Vale dos Vinhedos, abrigam mais de 30 vinícolas. Por essas facilidades etílicas nem Baco esperava.

SERVIÇO

Site de turismo de Bento Gonçalves
www.turismobento.com.br

Caminhos do Sertão Cicloturismo
Os serviços começam a funcionar em novembro de 2014 e podem ser contratados a partir de uma pessoa. Os valores, que devem variar de R$ 100 a R$ 250 por pessoa, incluem empréstimo de bicicleta, acompanhamento de guias e carro de apoio.
Tel.: (48) 3234-7712
www.caminhosdosertao.com.br

Caminhos de Pedra
As casas são divididas em pontos de visitação, onde é possível entrar nas construções e endereços para observação apenas do lado de fora.
www.caminhosdepedra.org.br

Dall'Onder Grande Hotel
www.dallondergrandehotel.com.br

* O jornalista Eduardo Vessoni viajou com o apoio da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves, do Bento Convention Bureau e do Dall’Onder Grande Hotel.