! Alexandre Peixe - 04/07/2009 - UOL Viagem - Destinos dos Famosos
UOL Viagem

Alexandre Peixe

Cantor se apaixonou pela Califórnia e por Nova York, nos Estados Unidos

Da Redação

Divulgação

Peixe conta histórias divertidas de suas viagens nos EUA

Peixe conta histórias divertidas
de suas viagens nos EUA

Para a maioria dos brasileiros, o fim do carnaval significa o (verdadeiro) início de mais um ano de labuta. Pois é justamente nessa época - e antes de recomeçar a maratona dos carnavais fora de época, claro - que os profissionais da grande festa aproveitam para descansar. Alexandre Peixe costuma fazer suas viagens a lazer nos meses de março e as duas férias mais marcantes para o cantor foram às costas opostas dos Estados Unidos: Califórnia e Nova York.

Puxador de um dos blocos mais disputados de Salvador (o Harém, onde somente os homens pagam para participar), Peixe conta que gosta de aproveitar essa época para sair do país. Como tem um irmão que mora e trabalha nos Estados Unidos, aproveita para passear e visitá-lo quando se estacionam os trios elétricos por aqui. "Uma das melhores viagens que fiz foi de carro pela costa da Califórnia, começando por San Diego, onde meu irmão mora", conta o cantor. Foram várias cidades, num roteiro praias, restaurantes e baladas.

No auge da badalação, de passagem por Los Angeles, a viagem dos irmãos contou até com um encontro nada prosaico em um estacionamento: "Logo que chegamos a Los Angeles, meu irmão comentou 'quem sabe não vamos encontrar algum artista por aqui?'. Acredita que entramos no elevador de um estacionamento e o Leonardo DiCaprio estava lá?", diverte-se.

Peixe se encantou com um espírito comum a todas as cidades que visitou durante esse passeio. "É muito bom ver como as pessoas lá se esforçam para conciliar qualidade de vida com trabalho. Vi algumas cenas que eu achei muito legais, como ver um grupo de engravatados estacionando na orla, tirando o terno e pegando a prancha para surfar. É uma prática muito comum", conta.

Outra coisa que Peixe adora fazer quando está viajando é descobrir onde ouvir música boa. "Sempre que posso pergunto onde tem música ao vivo, porque sou muito curioso para saber o que rola. E a Califórnia é um berço de bandas importantes, como o Red Hot Chili Peppers, que começou tocando nos botecos por lá", diz. "Vi muitas bandinhas tocando blues, tocando um rock and roll, em bares pequenos, fora do circuito de casas de shows famosas, vou explorando".

Após conhecer restaurantes e praias da costa Oeste, nas férias seguintes Peixe foi visitar Nova York. "Lá é outra coisa, é aquela vida bem urbana, cosmopolita que eu sempre quis conhecer", afirma. Peixe cumpriu o roteiro obrigatório da Cidade das Luzes: adorou o Museu de História Natural, assistiu a dois musicais na Broadway e passeou pelo Central Park, entre outros passeios típicos. "É muito bacana porque estamos muito familiarizados com esses lugares, com essa cultura, por causa dos filmes. Fiquei pensando que a qualquer momento poderia ver uma gravação de 'Sex and the City'".

Nas próximas férias, Peixe quer diversificar, já que já foi várias vezes para os Estados Unidos (o cantor também esteve algumas vezes na Flórida). "Agora meu objetivo agora é conhecer outras culturas. Na minha próxima viagem, pretendo ir conhecer a Europa".

Cantor e compositor, Alexandre Peixe é autor de alguns dos maiores hits do axé music. O grupo Chiclete com Banana já gravou mais de 20 de suas composições, entre elas, "Voa, Voa", "100% você", "Não vou chorar" e "A fila andou". Além de emprestar suas músicas para os colegas baianos - Asa de Águia, Ivete, Cláudia Leitte, todos já cantaram suas letras - Peixe também gravou CDs e DVDs, além de puxar o bloco Harém, às quintas de carnaval, em Salvador.