UOL Viagem

Álvaro Garnero

Álvaro Garnero faz um relato de suas experiências no Quênia, Vietnã e Síria

Da Redação
A vida de Álvaro Garnero é viajar. Contando as andanças por aí, o empresário e apresentador calcula que já esteve em pelo menos 40 países. Uma parte considerável dessas jornadas são documentadas no programa "50 por 1", sob seu comando desde 2007, veiculado pela Record aos sábados à meia noite. Em cada um dos destinos, Álvaro explora o que há de melhor e mais típico em cultura, gastronomia, hospedagem, e relata a experiência na TV. Em entrevista exclusiva ao UOL Viagem, o empresário elaborou uma lista dos três destinos mais marcantes de sua vida. Tarefa deveras desafiadora para alguém com um repertório de viagens tão rico.

Quênia

Este país, na África Oriental, surpreendeu Garnero tanto pelo esplendor das paisagens como pela hospitalidade do povo. "Foi uma das viagens recentes mais marcantes que fiz. Fiquei encantado!". No hotel Giraffe Manor, moram oito girafas domesticadas, cuja função básica é a de serem intensivamente paparicadas pelos hóspedes. "Elas ficam soltas ali. Você vai tomar café e daqui a pouco vem uma com a cabeça na mesa do café da manhã e você pode dar comida na boca dela. Quando você está no seu quarto, elas aparecem na janela. É lindo", conta Garnero.

Uma das paradas de destaque no Quênia foi Malinde, que fica na costa do país. "A vista é espetacular. A água é de um azul turquesa sensacional", descreve. De Malinde, Garnero seguiu de carro para o Amboseli National Park. "São dez horas de carro, começando pela costa e passando pela Savana e por várias cidades. É uma viagem belíssima, você vai parando em vários lugares legais", diz. A equipe do "50 por 1" ficou em um hotel chamado Tortillis, que hospeda os turistas em 30 cabanas, mas com uma estrutura de hotel cinco estrelas. "Fizemos um passeio de balão, que chega bem perto do Kilimanjaro. Também conhecemos as tribos masai, que só comem leite, carne e sangue e são nômades. Eles são cerca de 1,5 milhão", explica.

Vietnã

Algumas das experiências mais exóticas da vida de Garnero aconteceram no Vietnã. A maior delas se deu no restaurante Snake Village, tradicionalíssimo no país. "O lugar é um criadouro de cobras e tem um cardápio inteiro baseado em carnes desses animais. Você escolhe a cobra, o dono do restaurante a captura com um saco, coloca na sua frente - com a cabeça dela para fora - mata e tira seu coração ainda batendo. Tira a bile e o sangue e você tem que comer o coração e beber um pouco daquele líquido ali na hora!", diz. Depois, com a carne da cobra, preparam-se de oito a dez pratos e você faz uma degustação. "A carne parece muito com carne de frango e eles preparam de várias maneiras, com farinhas, é gostoso", recomenda.

Outro lugar no país que Garnero jamais vai esquecer é Halong Bay. "É uma das paisagens mais impressionantes do mundo. São duas mil ilhas de pedra calcária, ao longo da baía com as formas mais inusitadas. E tem uma caverna, chamada Amazing Cave, que é impressionante".

Síria

Na Síria, o apresentador foi surpreendido com um país fascinante. "Tudo que você vê ou toca lá tem 2.000 a 3.000 anos de história", diz Garnero. Ele cruzou o país de carro e chegou até a fronteira com o Iraque, numa viagem de quase 3 mil quilômetros. Em cada uma das pontas, conheceu duas cidades: Damasco e Alepo.

Em Damasco, Garnero ficou no hotel Beit Al Mamlouka. "Os otomanos moravam lá originalmente e o hotel reproduz tudo da época, em menores detalhes", conta. Na gastronomia, o empresário se encantou com o restaurante Jabri House, construído em 1737. "Fica no centro da cidade e tem música, um pessoal fumando narguilé. Lá serve falafel, homus, pão sírio, o melhor da culinária síria", lembra.

De lá, Garnero foi passear no maior mercado do mundo, o souk de Alepo. Localizado embaixo de uma abóboda otomana, estende-se por cerca de 17 quilômetros. "É uma monstruosidade, vende-se tudo que você imagina, ervas, televisão, roupas, tapetes, móveis de primeira linha. Vi uma loja de móveis lá que dava vontade de levar inteira embora". Segundo o apresentador, o mercado é mais antigo que a própria cidade, com cerca de 4 mil anos de história.

Álvaro Garnero é empresário, socialite e apresentador de televisão. Carioca, é filho do empresário Mário Garnero, fundador do Grupo Brasilinvest, e da socialite Ana Maria Monteiro de Carvalho. Namora a modelo Caroline Bittencourt e é apresentador do "50 por 1", exibido pela Rede Record.