! Tay Dantas - 23/05/2009 - UOL Viagem - Destinos dos Famosos
UOL Viagem

Tay Dantas

Tay, vocalista da banda Ruanitas, fala sobre sua viagem para a terra dos Beatles

Da Redação

Arquivo Pessoal

Ruanitas no Cavern Club, onde os Beatles tocaram inúmeras vezes, em Liverpool

Ruanitas no Cavern Club, onde os Beatles tocaram inúmeras vezes, em Liverpool

Tay Dantas tem uma grande lista de viagens especiais, mas nenhuma marcou tanto a vocalista da Ruanitas como a que fez com sua banda em 2004 para Liverpool, na Inglaterra. "Conhecer a terra dos Beatles sempre foi um sonho. Tivemos a sorte e a honra de sermos convidadas a representar o Brasil na Beatle Week, tocando no palco onde os Beatles começaram. Foi especial desde o primeiro momento, quando descemos do ônibus de dois andares, que nos levou de Londres até lá", conta. A Beatle Week é um festival internacional de música que acontece todos os anos em Liverpool.

O que mais impressionou a cantora é que o rock é muito marcante na cultura local, de uma forma muito democrática. "Há arte no ar. Há muitos museus, bela arquitetura, estátuas, músicos nas ruas. Há muitas livrarias e espaços que vendem arte de forma geral, e notei que essa arte não era consumida apenas por visitantes. Mas sem dúvida a presença do rock é muito grande e marcante e claro, há cheiro de Beatles por toda a parte. A Mathew Street, onde fica o lendário Cavern Club, onde os Beatles tocaram inúmeras vezes, é incrível", descreve.

Tay é daquelas viajantes que gosta de se informar sobre o que é imperdível na cidade que vai visitar, mas também adora se deparar com o imprevisto nas viagens. Em Liverpool, ela e as colegas da banda passaram por uma experiência que exigiu bastante improviso e tranquilidade. "Uma vez, após um show, nos demos conta de que tínhamos deixado o dinheiro da banda no hotel, e que não tínhamos grana pro táxi de volta. Com todos os instrumentos a tira-colo, caminhamos um longo trecho, até nos depararmos com um músico que tocava sua gaita de fole por uns trocados. Ficamos ali, ouvindo-o por um bom tempo, depois conversamos com ele, trocamos ideias sobre música, contamos nossa história, e ele, não só nos ajudou a pegar um táxi, nos emprestando algumas libras, como também nos deu várias dicas de bons passeios na cidade", conta. "No dia seguinte, voltamos, devolvemos o dinheiro ao músico e deixando um pouco a mais, como agradecimento. Também o presenteamos com um CD e uma camisa da banda. Valeu a pena improvisar", diverte-se.

Como a maioria das viagens que Tay faz é a trabalho, a artista tem uma dica fundamental para os viajantes a trabalho não deixarem de aproveitar um pouquinho que seja o passeio. "É possível aproveitar se você sabe exatamente o tempo que vai permanecer no local e quais serão seus períodos livres. Minha dica é usar a internet pra descobrir os lugares bacanas do local, descobrir a que distância eles ficam do seu hotel e fazer os cálculos para encaixá-los no seu tempo livre. Não se pode perder as boas oportunidades de conhecer lugares bacanas", aconselha.

Em Liverpool, Tay recomenda alguns pontos obrigatórios para o turista apaixonado por rock: "Não deixe de visitar, na Mathew Street, o Cavern Club e o Café Lucy in The Sky With Diamonds. Não deixe de conhecer o museu dos Beatles. Se possível, hospede-se no Adelphi Hotel porque, além de ser um belo hotel e com uma ótima localização, de quebra, você vai comer muito bem. Reserve uma semana para conhecer bem o local. E depois volte realizado pra casa, cantando 'Penny Lane'..."

Tay Dantas é vocalista da banda de rock carioca Ruanitas. Ao lado das músicas Jane Soren (violino, teclados e vocais), Lu Guessa (baixo e vocais) e Claudia Moreno (bateria, percussão e vocais), Tay também toca violão e guitarra. A banda começou a fazer sucesso em 2008, com a inclusão da faixa "Vaza!" na trilha sonora do seriado global Malhação. Em Liverpool, as Ruanitas foram o primeiro grupo feminino a tocar no festival Beatle Week.