! Rita Guedes - 13/02/2009 - UOL Viagem - Destinos dos Famosos
UOL Viagem

Rita Guedes

De Manaus a Los Angeles, atriz conta sobre como aprendeu a gostar de viajar

EDUARDO VESSONI
Colaboração para o UOL

Eduardo Vessoni/UOL

No topo da lista de desejos da atriz está conhecer o Egito

No topo da lista de desejos da atriz está conhecer o Egito

Para essa atriz paulista de Catanduva, a arte da interpretação não foi apenas uma oportunidade de viver diferentes papéis de sucesso ao longo de sua carreira que começou quando ainda tinha dez anos. Mais do que se aprimorar profissionalmente, ela aprendeu a gostar de viajar.

Durante a adolescência, Rita integrou o grupo de teatro mambembe Sia Santa e, durante dois anos, sua casa foi um trailer que seguia para diversas cidades do país para a apresentação das montagens do grupo. "Essa experiência me proporcionou a oportunidade de conhecer lugares interessantes e costumes desconhecidos no Brasil, como o Amazonas."

Na capital amazonense, a atriz relata sensações únicas como a que teve em um desses hotéis localizados sobre copas de árvores locais. "Era maravilhoso acordar de manhã e poder dar comida para os micos e chipanzés que vinham comer diretamente na minha mão."

Outro lugar nacional preferido pela atriz é Florianópolis, onde esteve para as gravações do longa "Procuradas", filme de José Frazão e Zeca Pires. Em 2002, Rita passou três meses na capital catarinense para viver o papel de uma diretora de documentários, e voltou apaixonada... pelo local. "É um lugar muito agradável de estar, pois a cidade é limpa e o povo local muito educado."

No exterior, Rita destaca Los Angeles, cidade na costa oeste dos Estados Unidos. A atriz morou nessa cidade 'cinematográfica' durante um ano e se encantou com o agito local. "Los Angeles tem uma vida artística e cultural intensa diferente de outras cidades norte-americanas famosas como Miami."

E quando batia a saudade do Brasil, Rita recorria à Marina del Rey, uma região costeira de Los Angeles. "O local parece Ipanema, não é cheia e tem maravilhosas opções de restaurantes."

Na lista de preferências para as próximas viagens, o Egito e suas paisagens misteriosas estão no topo, inclusive como opção para a sua lua de mel. "Além de ser uma aula de história, acredito que o desejo intenso de estar ali seja algum resgate de vidas passadas. Sou fascinada pelo visual e pelos indivíduos daquele país."

Rita já não trabalha mais como atriz mambembe, mas parece que o impulso de viajar ainda a levará para lugares distantes.