! Rasmussen - 16/07/2008 - UOL Viagem - Destinos dos Famosos
UOL Viagem

Rasmussen

Apresentador da Record dá dicas de aventuras selvagens no Brasil e exterior

LUNA KALIL
Da Redação

Divulgação

Richard Rasmussen segura cobra em uma de suas aventuras

Richard Rasmussen segura cobra em uma de suas aventuras

Quem gosta de conhecer lugares diferentes, ver animais silvestres de pertinho (e tocar neles!), vivenciar modos de vida e culturas diferentes pode, com algumas precauções, seguir as pegadas de Richard Rasmussen, protagonista do "Selvagem ao Extremo", quadro do programa "Domingo Espetacular", exibido pela TV Record. Todos os domingos, o paulistano desbrava regiões, enfrenta desafios e interage com animais selvagens que se escondem dos turistas.

Com essas credenciais, ele indica a Patagônia e o Pantanal Norte e Sul como destinos interessantes para quem busca aventura. Na África do Sul, ele sugere fugir dos passeios e safáris tradicionais e hotéis caríssimos. "Atravessar o deserto do Sul da África, passando por Botsuana, para chegar até a Namíbia, por exemplo, pode proporcionar uma noite inesquecível com tribos como a Bushmen, além de permitir a interação com bichos que você nem imagina que existam."

A sugestão verde-e-amarela é o norte de Mato Grosso, local que fica nos "fundinhos da Amazônia" e possui boa infra-estrutura. "Gosto de transportar as pessoas para um mundo diferente e experimentar a cultura local", diz o aventureiro, que mascou a planta de coca quando esteve no Peru porque queria experimentar os costumes dos nativos daquela região.

Incentivador do turismo vivencial, Richard descobre lugares fascinantes e pouco explorados no mundo inteiro para as gravações de seu quadro. No Brasil, cidades do litoral paulista como Guarujá e Ubatuba, além de Paraty, Pantanal e Amazônia, já serviram de cenário para as ousadias do artista, que há poucos dias estava em Aruba mergulhando com animais exóticos.

Aos 38, Richard teve a oportunidade de ver bichos raros, mas também já passou por experiências nem tão agradáveis, em que correu alguns riscos e sofreu pequenos acidentes, quase todos longes das câmeras. Mas, com alguns cuidados, ele garante ser possível conhecer as paisagens e praticar ecoturismo em lugares sensacionais.
Mais
Veja íntegra do Bate-papo com Richard Rasmussen