! Fernando Anitelli - 31/01/2008 - UOL Viagem - Destinos dos Famosos
UOL Viagem

Fernando Anitelli

Criador do Teatro Mágico indica silêncio do Vale do Matutu para curtir a natureza

LUNA KALIL
Da Redação

Divulgação

Anitelli indica sossego de Minas e animação cultural de Recife

Anitelli indica sossego de Minas e animação cultural de Recife

Sossego e natureza a 1300 metros de altitude e agito cultural e saraus de poesia a céu aberto. Dois climas que se complementam "como arroz e feijão" na lista de viagens de Fernando Anitelli, da trupe Teatro Mágico.

Em 2006, o criador do projeto de música e poesia, que surgiu em Osasco e já ganhou muitos fãs pelo Brasil, resolveu "virar o ano em silêncio" e escolheu o paradisíaco e montanhoso Vale do Matutu, no município de Aiuruoca, em Minas Gerais, para acordar com o galo cantando. O refúgio mineiro, ainda pouco explorado pelo turismo em massa, é uma APA (Área de Proteção Ambiental) e, segundo ele, local ideal para entrar em contato com a natureza e buscar a paz interior. "É um retiro", diz.

O vale tem cachoeiras dispostas num sobe-e-desce de morros, e os nomes das quedas lembram um pouco o espírito do grupo que mistura palhaços e bonecos num realejo de canções. Os passeios até Fadas, Arco-íris e Macacos podem ser feitos a pé ou a cavalo e tem momentos de contemplação garantidos. E de descanso também, pois "as pousadas e chalés da região são bem simples, mas confortáveis para passar uns dias de paz", descreve.

Com características opostas à tranqüilidade de Matutu, as cidades pernambucanas de Recife e Olinda, conhecidos e animados pólos culturais do Brasil, também integram a coleção de lugares que Anitelli adora. Não é à toa que as músicas do grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado, amigos do Teatro Mágico, costumam marcar presença durante os shows da banda, em palhinhas dadas por Anitelli entre as canções. As performances dos artistas do TM lembram a atmosfera dessas cidades, pois misturam muita música e cultura popular em seus shows.

Quem quer curtir shows de maracatu e ainda comer muito bem em Recife pode seguir a dica do líder da trupe Teatro Mágico e pedir as "oferendas da casa" nos restaurantes dessas cidades. "Coma tudo o que é típico, que você não vai se arrepender", diz.