! Ana Cañas - 11/12/2007 - UOL Viagem - Destinos dos Famosos
UOL Viagem

Ana Cañas

A Cidade Maravilhosa pelos olhos e pela boca da jovem cantora

LUNA KALIL
da Redação

Divulgação

A cantora Ana Cañas indica passeios diferenciados no Rio

A cantora Ana Cañas indica passeios diferenciados no Rio

Que tal explorar o Rio de uma forma menos convencional? A descontraída cantora Ana Cañas, que esteve na "charmosa cidade" recentemente para abrir o show de Bebel Gilberto, mostra que não é só do Corcovado que dá para observar a silhueta perfeita da cidade iluminada. De cima do palco no Morro da Urca, Ana também pôde conferir um visual encantador. "Aquela vista não existe! A decoração é linda, cheia de grafismos e a iluminação é bem legal."

A apresentação fez parte do Verão do Morro, evento musical que toma o Rio até o fim da estação (o último show é no dia 22 de fevereiro). Anos antes de subir no alto da Urca, essa paulistana de 27 anos, que mistura MPB com tons do jazz, cantava no palco do Baretto, em São Paulo. E foi o lançamento de seu primeiro álbum, "Amor e Caos", que proporcionou suas constantes idas à cidade maravilhosa.

Formada em artes cênicas, Ana vê o Rio com poesia e descreve seus moradores como "verdadeiros personagens". E é na "gostosa, quentinha" cidade de Chico Buarque que Ana tem vontade de morar. "A mão tá coçando", diz ela com humor sobre a idéia.

Ana Cañas cita o tradicional bairro de Santa Teresa como opção para quem deseja andar de bondinho e conhecer uma vista panorâmica diferente, mas ainda assim maravilhosa. Para aproveitar a visita ao som de chorinho e saborear o melhor do bairro, Ana recomenda os "espaços superpequenos com decoração boêmia" do restaurante Sobrenatural, do bar e restaurante Marcô e da Casa da Santa, que servem "deliciosos camarões". Quando esteve por lá, a cantora se divertiu ao som das rodas de chorinho. E não deu uma palhinha Ana? "Não, desta vez fiquei só ouvindo e curtindo o som", diz.

O "delicioso camarão" também é famoso no restaurante Siri, na Tijuca. Segundo a cantora, o local é o "hors-concours" do Rio de Janeiro. Ela indica seus pratos preferidos: "Lá tem um delicioso risoto de camarão, pastel de camarão, com camarões enormes e, claro, muito chope para acompanhar."

As idas e vindas fizeram com que Ana elegesse alguns locais diferenciados para curtir o Rio. Na Lapa, o bairro dos arcos e "reduto de novos boêmios", o lugar escolhido foi "uma casa mais nova, mais jovem e que tem um cardápio sensacional" chamada A Estrela da Lapa.

Entre as praias, Ana citou Grumari, "uma praia mais escondida, mais tranqüila". Lá tem o restaurante do Bira, um espaço interessante com vista para um mangue, mas que é necessário fazer reserva.

Um dos pontos altos do Rio, para a cantora, é quando o avião desce no aeroporto e pode-se observar "aquela decoração feita pelos deuses da baía de Guanabara". Será que a beleza do sol ("the beauty of the sun") que a jovem canta no início da música "Vacina na Veia" tem alguma semelhança com a descrição que ela faz desse cartão-postal da cidade maravilhosa?