UOL Viagem

Bárbara Paz

Atriz conta onde "ver, ouvir e comer" arte em Nova York

Da Redação
Apesar de ainda estar no ar no SBT como a protagonista de "Maria Esperança", a atriz Bárbara Paz já encerrou as gravações da novela há tempos e passou o último mês e meio em Nova York, estudando inglês e cinema e curtindo a cidade.

Voltou cheia de dicas e uma nova visão sobre a "Grande Maçã". "Já tinha ido para lá quatro vezes, mas sempre para passear, esta é a primeira vez que fui para ficar mais tempo e viver a cidade", conta a ex-"Casa dos Artistas". Claro que teatro foi um dos maiores programas de Bárbara por lá: "Dia sim, dia não, eu ia ao teatro, vi muita peça off-Broadway, muita coisa boa. Umas coisas malucas como videoinstalação misturada com teatro".

Como Nova York respira cultura, a música também não poderia faltar na viagem. No caso de Bárbara, a estrela foi o jazz. "O Blue Jazz, no East Village, é um lugar bem pequeno, cheio de escultores, atores, poetas. É uma delícia, um cantinho, só quem mora por ali conhece. E um dia por semana só toca música brasileira. A Bebel Gilberto costuma tocar por lá."

Pulando agora para as artes visuais, Bárbara Paz cita os museus MoMA e Metropolitan. "O Metropolitan, especialmente, é sempre muito bom. Tem que passar por lá todas as vezes que for para Nova York. Tem um mundo lá dentro", empolga-se a atriz.

Mas Bárbara Paz fica empolgada mesmo quando fala de Williamsburg, localidade que fica na região do Brooklin, imersa em arte e juventude: "Ali, é uma galeria de arte atrás da outra, um monte de brechó, só galera jovem, muita bicicleta. Várias instalações e muito interesse pela arte. Parece meio hippie, casais homossexuais na rua. Sem dúvida, foi uma das melhores coisas que já vivi".

E, como não dá pra curtir tudo isso de Nova York de estômago vazio, Bárbara também deixa uma dica sobre onde comer, mas, claro, com um toque artístico na sugestão: um restaurante com teatro. "Cada prato do cardápio vem acompanhado por uma performance teatral!". Ela, infelizmente, não lembra o nome do lugar, mas diz que não é difícil de encontrar, porque tem mais de um. Já é um bom motivo para se empolgar para bater pernas por Williamsburg.