UOL Viagem

Caco Ciocler

Praga, capital da República Tcheca, é a cidade predileta do ator

Da Redação
O lugar favorito do ator Caco Ciocler é Praga, capital da República Tcheca. Em entrevista exclusiva ao UOL Viagem, o protagonista do filme "Olga" e atuante em "Bicho de 7 Cabeças", além da novela "Páginas da Vida" e das minisséries "JK" e "A Muralha", conta, sem titubear, que a preferência se dá pela "arquitetura fabulosa" da metrópole, dona de um charme medieval e de peculiaridades de um ex-império comunista.

"É imperdível. Praga foi a única cidade européia que não foi destruída por Hitler na Segunda Guerra Mundial. Lembro também de umas cavernas subterrâneas, onde você entra e elas viram boates. Foi lá que eu conheci o absinto", diz referindo-se à bebida destilada derivada da planta homônima, com anis, funcho e outras ervas, e conhecida por seu forte teor alcóolico.

Caco também recomenda, na Europa, uma visita a Barcelona, onde se "hospedou" cinco dias no aeroporto da cidade porque não havia vagas nos hotéis em plena alta estação. "Fui sozinho. Disse para mim mesmo: Quer saber? Vou passear durante o dia e volto à noite para o aeroporto. Dormia nos bancos e às 7h já acordava com o movimento", diz.

Uma outra viagem marcante foi ao Uruguai de carro. "Fui até Foz do Iguaçu e cruzei para o lado argentino. O legal é que deu para visitar as cidadezinhas. É verdade que algumas delas eram roubadas", diz.

No Brasil, a maioria das pedidas de Ciocler ficam no litoral baiano. "Na Bahia há uma praia cujo chão é quente: Caraívas. Lá tem a Pousada da Dona Duca, que serve uma comida natural muito boa e tem umas redes na varanda. Tudo é preparado na hora. Se você pede o prato às 15h, chega às 19h, por exemplo", explica.

Outra praia que o ator indica é Trancoso pela paz do local. "Eu demoro uns três dias para me desvincular e entrar no clima quando chego lá. O ritmo de vida é outro. Nessas horas a gente passa a entender o que realmente importa. Depois, quando volto para São Paulo, passo outros três dias para me reacostumar", afirma.

Para finalizar, o ator lembra de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros (GO), onde gravou a série da TV Globo "A Muralha". "As pessoas que moram lá, em geral, abandonaram tudo para viver uma vida mais espiritualizada. É uma cidade mística, esotérica, onde dizem que já apareceram discos voadores... Tem muita cachoeiras, cristais...", explica.