! Mossoró: São João no ritmo do cangaço - 22/06/2009 - UOL Viagem - Festa Junina
UOL Viagem
Festa Junina

Mossoró: São João no ritmo do cangaço

BIANCA PINTO LIMA
Colaboração para o UOL Viagem
Distante 277 km de Natal, Mossoró (RN) ganha projeção nacional durante as festas de São João. Há 12 anos, a cidade realiza o Mossoró Cidade Junina, considerado um dos maiores arraiais do Brasil. O evento reúne shows de música nordestina e apresentações de quadrilhas, além de feiras de artesanato e comidas típicas.
  • Divulgação

    O evento promove shows de música nordestina, apresentações de quadrilhas, exibição de uma peça teatral e alguns filmes, além de feiras de artesanato e comidas típicas


O principal destaque da festa fica por conta de um espetáculo realizado ao ar livre que narra a resistência de Mossoró ao bando de Lampião. O fato ocorreu em 1927 e é encenado na Capela de São Vicente, mesmo local onde a batalha foi travada entre os moradores de Mossoró e os cangaceiros.

Batizada de "Chuva de Bala no País de Mossoró", a peça é produzida desde 2003, com elenco formado por atores mossoroenses. Este ano, o espetáculo será dirigido pelo teatrólogo potiguar João Marcelino. Ao todo, serão 12 apresentações até o dia 28 de junho.

Quadrilhas e cinema

O famoso concurso de quadrilhas juninas de Mossoró reunirá este ano mais de 300 participantes de diversos Estados. A disputa divide-se em quatro modalidades - infantil, escolar, adulto e terceira idade - e é realizada em uma arena coberta de 1.200 m², com capacidade para duas mil pessoas.
Outra atração do arraial mossoroense é o Cinema na Roça. Trata-se de uma sala de projeção montada dentro da Estação das Artes Eliseu Ventania, onde são exibidos clássicos do cinema, com seções para os públicos adulto e infantil. A programação da festa ainda inclui a apresentação de grupos musicais. O cantor Leonardo, uma das atrações confirmadas, realiza show no dia 26 de junho. E o melhor: toda a programação é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

DATAHORÁRIOATRAÇÃO
6/06 a 28/0620hFestival de quadrilhas juninas
11/06 a 28/0621hCirco do Forró
20/0622hZé Lima e Carlos André, Banda Grafith, Ferro na Boneca
21/0622hRaimundo Putin, Alex Mota, Forró Acochado
23/0622hRoberto e Forró Meus Amores, Balanço de Menina
24/0622hGrupo Atitude, Nilson Viana e Menina Dengosa, Banda Inala
25/0618h
22h
Arraiá da melhor idade
Marcos Lucena, Bakulejo, Furacão do Forró
26/0622hHermelinda e João Mossoró, Nando Cordel, Leonardo
27/0622hMessias Paraguai e Forró Salgado, Forró da Pegação, Solteirões do Forró
28/0622hXavier Araújo e Banda, Garotões do Forró


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais notícias