Topo

Cruzeiros no Brasil perdem quase 50 mil viajantes em um ano

O MSC Preziosa foi um dos navios que visitaram o Brasil na última temporada - Divulgação/MSC Cruzeiros
O MSC Preziosa foi um dos navios que visitaram o Brasil na última temporada Imagem: Divulgação/MSC Cruzeiros

Do UOL, em São Paulo

15/09/2015 18h11

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA-Abremar) informou nesta terça-feira (15) que 549.619 pessoas realizaram viagens marítimas pelo Brasil na última temporada de cruzeiros, que começou em novembro de 2014 e terminou em maio de 2015.

Trata-se de uma redução de 7,78% sobre o total de passageiros transportados na temporada anterior (2013/2014), que registrou 596 mil viajantes. "Estamos perdendo competitividade para locais onde há uma melhor compreensão da importância deste setor, tanto para o turismo quanto para a economia", avalia Marco Ferraz, presidente da CLIA-Abremar Brasil, se referindo a destinos, por exemplo, como o Caribe. 

Para Ferraz, é preciso melhorar, no Brasil, "questões de infraestrutura e tributárias", que impedem a oferta de novos navios e o aumento do número de passageiros no litoral brasileiro.

Na temporada 2014/2015, dez navios associados da CLIA-Abremar percorreram a costa do país. Entre 2013 e 2014, um total de 11 transatlânticos associados à Abremar fizeram temporada no Brasil. No período entre 2012 e 2013, foram 15 navios. Entre 2011 e 2012, 17 navios. 

Pelo menos dez navios estarão no Brasil na próxima temporada de cruzeiros. São eles: Costa Fascinosa, Costa Pacifica, MSC Armonia, MSC Lirica, MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Splendida, Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign e Rhapsody of the Seas.

Curta duração

A próxima temporada de cruzeiros no Brasil, que começa em novembro deste ano, oferecerá uma programação atrativa para que não tem muito tempo para viajar: quase 55% de seus roteiros marítimos serão jornadas curtas.

Ao todo, serão 114 cruzeiros com duração entre três e cinco noites. Estas viagens começarão em Santos ou no Rio de Janeiro e terão como destinos principais portos do Sudeste. Os balneários de Ubatuba, Ilhabela, Búzios, Ilha Grande, Cabo Frio e Angra dos Reis estão entre os destinos das jornadas.