Topo

Gosta de comer e beber como um rei? Veja cruzeiros ideais para seu paladar

A boa mesa é o destaque de diversos cruzeiros nos próximos meses - Getty Images
A boa mesa é o destaque de diversos cruzeiros nos próximos meses Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 10h22

Lindas paisagens marítimas e fluviais são, teoricamente, o principal atrativo de uma viagem de navio. Mas, ao redor do mundo, diversas companhias têm transformado seus cruzeiros em jornadas onde comida, cerveja e vinho são as grandes estrelas da festa.

Além de servir banquetes a bordo, tais empresas promovem palestras com enólogos, visitas a vinícolas, degustação de cervejas artesanais e muito mais. Abaixo, veja opções de cruzeiros que têm tudo para agradar os amantes de um bom prato e de um copo cheio.

Companhia: Oceania Cruises
Roteiros: Viagens pelo litoral da Europa
Destaque da viagem: Nos próximos meses, a Oceania Cruises irá realizar diversos cruzeiros gastronômicos pelas praias europeias. Um dos grandes destaques das viagens serão as aulas de culinária dadas por chefs renomados ao lado de paisagens de regiões como a Provença e a Toscana. E o processo será completo: em países como França e Itália, os passageiros irão a mercados locais na companhia dos chefs para escolher os ingredientes das receitas. Visitas a vinícolas também fazem parte do cardápio. 
Datas de saída das viagens: 7 de julho de 2015 (de Lisboa a Roma); 25 de julho (de Veneza a Barcelona); 19 de agosto (de Civitavecchia a Veneza); 27 de setembro (de Istambul a Atenas).
Duração de cada cruzeiro: Sete noites

As aulas de culinária são realizadas em alto-mar - Divulgação/Oceania - Divulgação/Oceania
Aulas de culinária serão promovidas pela companhia Oceania
Imagem: Divulgação/Oceania

Companhia: Ponant
Roteiros: Viagem entre a Grécia e a Itália
Destaque da viagem: Além de pratos refinados servidos a bordo, o cruzeiro terá como destaque palestras dadas por personalidades do mundo da gastronomia e da enologia, como Alain Passard (chef do restaurante l'Arpege, em Paris, dono de três estrelas no guia Michelin), Stephanie de Bourges, (vencedora do programa "Top Chef" em 2011), Phillippe Faure-Brac (eleito o melhor sommelier do mundo em 1992 e proprietário do Bistrot Du Sommelier, em Paris) e Paolo Basso, eleito o melhor sommelier do mundo em 2013.
Data de saída das viagens: 15/08/2015
Duração do cruzeiro: Sete noites 

Companhia: Un-Cruise Adventures
Roteiro: Viagem pelos rios Columbia, Snake, Willamette e Palouse, no noroeste dos Estados Unidos, sempre saindo de Portland
Destaque da viagem: Visitas a nove vinícolas do noroeste dos EUA, onde os viajantes farão degustações de vinhos brancos, tintos e espumantes, provarão queijos e aprenderão sobre o processo de fabricação da bebida. A bordo, haverá encontros com enólogos e aulas sobre como harmonizar vinhos com pratos de comidas.
Datas de saída das viagens: 15/08/2015; 22/08/2015; 29/08/2015; 05/09/2015
Duração de cada cruzeiro: Sete noites

O cruzeiro visita nove vinícolas nos Estados Unidos - Divulgação/Un-Cruise - Divulgação/Un-Cruise
A Un-Cruise Adventures visita nove vinícolas no noroeste dos EUA
Imagem: Divulgação/Un-Cruise
 

Companhia: Celebrity Cruises
Roteiro: Dos Estados Unidos ao Caribe, saindo de Miami
Destaque da viagem: Em novembro deste ano, a Celebrity Cruises realizará uma viagem marítima pelo Caribe que contará com a presença de seis participantes do programa de televisão "Top Chef", sucesso mundial de audiência. Durante a jornada, os passageiros terão aulas de culinária e, durante as paradas, farão passeios em terra para realizar compras gastronômicas ao lado dos membros do reality show. O navio também será cenário para algumas das competições vistas no "Top Chef", em que os concorrentes têm que suar para fazer o melhor prato. Alguns turistas também serão convidados para, sob muita pressão, montar receitas.
Data de saída da viagem: 14/11/2015
Duração de cada cruzeiro: Sete noites 

Companhia: Carnival Cruises
Roteiro: Litoral da Europa
Destaque da viagem: A companhia de cruzeiros Carnival irá instalar uma pequena fábrica de cervejas no navio Vista, que será inaugurado em maio de 2016. Serão pelo menos três tipos da bebida produzidos e servidos em um dos bares da embarcação, o RedFrog Pub. Os tanques nos quais a cerveja é fermentada estarão à mostra no local e toda a operação será supervisionada por um mestre cervejeiro presente nos cruzeiros. No cardápio, devem ser oferecidas cervejas tipo Ale, Lager e de trigo. A empresa também estuda abrir um espaço onde os turistas podem encher seus próprios copos e pretende promover sessões de degustação com alguns hóspedes.
Porto de embarque: As primeiras viagens da embarcação serão feitas na Europa
Data de saída da viagem: A partir de 2016

Projeção da cervejaria do Carnival Vista, com inauguração prevista para 2016 - Divulgação/Carnival Cruise Line - Divulgação/Carnival Cruise Line
Projeção da cervejaria da Carnival, com inauguração prevista para 2016
Imagem: Divulgação/Carnival Cruise Line