Topo

De viagens por rios a roteiros curtos, conheça as tendências em cruzeiros

Elaine Glusac

New York Times Syndicate

04/04/2014 07h00

As operadoras de cruzeiros sempre procuraram diversificar seus itinerários para oferecer opções para todos, desde aventuras na natureza até o luxo e conforto dos melhores resorts; grande ou pequeno, ecológico ou culinário, a maioria quer sempre colocar os passageiros em contato com a cultura local.

"As agências perceberam que o viajante quer experiências", explica Carolyn Spencer Brown, editora do site CruiseCritic.com, "principalmente quando se trata do setor dos marinheiros de primeira viagem, com idades entre trinta e 40 anos, que querem se conectar com os locais que visitam. Já dá para ver que há opções para todos os preços".

E baseadas nessa preocupação é que surgiram essas seis novas tendências no setor. Conheça.

Lugares distantes
Embora os itinerários para o Caribe abocanhem trinta por cento do mercado, surgem destinos cada vez mais exóticos, principalmente entre os navios menores, com agilidade suficiente para ancorar em portos menos desenvolvidos.

O SeaDream Yacht Club incluirá uma novidade este verão: o SeaDream I (112 passageiros) vai explorar os fiordes, atracar para caminhadas nas montanhas e, de quebra, ainda oferecer pratos da gastronomia escandinava como arenque no café da manhã e assado de rena no jantar.

Já são várias as empresas que operam na Nova Guiné, incluindo a Lindblad Expeditions, com três saídas em março, abril e novembro; no ano passado, foi uma só. A australiana North Star Cruises, por sua vez, oferece cinco opções, incluindo uma viagem para 36 passageiros em outubro para Cenderawasih Bay, na Papua Ocidental, onde os tubarões-baleia se reúnem para pedir sardinha para os pescadores.

No norte, o Hanseatic da Hapag Lloyd (184 passageiros) sai rumo da costa da Sibéria em maio para uma viagem de 17 dias a Xangai e Otaru, no Japão. Em junho, a Adventure Canada visitará o mais novo parque nacional do país, na Ilha Sable, perto da Nova Escócia, que abriga cavalos selvagens e aves marinhas raras, e aonde se chega só de barco.

Navios menores, cruzeiros mais específicos
Alguns itinerários novos transformam a desvantagem dos navios menores - o espaço limitado - em um benefício, permitindo aos passageiros passar mais tempo em uma mesma região.

A Un-Cruise Adventures vai levar 60 passageiros a bordo do Wilderness Adventurer para o Estuário de Puget e Salish Sea, em Washington, para uma série de viagens de oito dias na primavera e no outono. As excursões, bastante ativas, incluem caminhadas nas Montanhas Olímpicas, passeios de caiaque em Sucia Island e observação de baleias em San Juan Islands.

O Grande Mariner (88 passageiros) da Blount Small Ship Adventures vai lançar o itinerário de doze dias nas Ilhas Externas das Bahamas em março e abril, que inclui paradas para nado, mergulho com snorkel, passeio na praia e festa à fantasia com tema pirata.

Em junho, o Pearl Mist (210 passageiros) fará sua primeira saída pela nova Pearl Seas Cruises para passar o verão nos Grandes Lagos e na rota do São Lourenço em itinerários de dez ou 14 dias antes de se aventurar rumo às províncias marítimas canadenses e a Nova Inglaterra no outono.

Imersão no local de destino
A principal preocupação dos planejadores de rotas de viagens é com o destino, claro, para promover atividades interessantes não só a bordo, mas em terra firme.

A norueguesa Hurtigruten investe tão fundo nesse conceito que, de fato, convida os passageiros a ficar na costa… da Antártida. Acampamentos na região provaram ser um sucesso - tanto que a tripulação teve que sortear quem passaria a noite no gelo, já que o número de voluntários ultrapassou, de longe, o de barracas e sacos de dormir apropriados. A Hurtigruten pretende oferecer acampamento no convés nos itinerários do Ártico, para Spitsbergen, na Noruega, para observação de icebergs sob a aurora boreal.

A nova embarcação da Lindblad Expeditions, o National Geographic Orion, zarpa este mês com um veículo de operação remota que mergulha a até 300 metros para registrar imagens enquanto os passageiros mergulham a profundidades mais seguras na Grande Barreira de Coral e na Micronésia.

A Holland America traz o destino para dentro do navio graças ao seu programa "On Location", que envolve artistas locais, contadores de histórias e animadores. Assim, os passageiros podem aprender a tocar o didgeridoo e pintar um bumerangue na Austrália, por exemplo, ou aprender a falar francês nos itinerários canadenses. Na rota Caribe/Tailândia, chefs famosos preparam pratos regionais.

Cabine melhorada
Para alguns viajantes, o destaque do navio é o conforto. Antigamente, as cabines eram quartos de dormir pequenos, eficientes e práticos e não tinham nada a ver com quartos de hotel; hoje, esse conceito mudou muito e há as mais variadas opções inspiradas nas tendências hoteleiras.

No ano passado a Seabourn estreou quatro suítes/spa de cobertura no Quest (450 passageiros) e pretende incluí-las ainda este ano em outros dois navios, o Odyssey e o Sojourn. Localizadas em um nível acima do spa, as suítes possuem decoração coordenada e contam com banheiros imensos, mais confortáveis, produtos de banho de grife e trilha sonora relaxante.

Talvez para combater as alergias - e se precaver contra os vírus - o Crystal Serenity (1.070 passageiros) da Crystal Cruise foi reformado recentemente para incluir 70 cabines hipoalergênicas com direito até a filtros de ar. Suas quatro suítes superiores agora se parecem com apartamentos espaçosos com janelões panorâmicos, salas de jantar e até sala multimídia.

Mais parecido com um hotel, com restaurante particular, serviço de mordomo e bebida alcoólica de graça, o MSC Divina (3.052 passageiros), que começou a operar recentemente saindo de Miami, oferece a Suíte Sophia Loren, decorada pela própria, com móveis vermelhos na sala de estar, parede vermelha no quarto e fotos em preto e branco da diva nas paredes.

Mesmo os navios menos luxuosos estão mudando: as cabines do Disney Dream possuem agora um "uma vigia mágica", nas quais se podem ver seus personagens em imagens em tempo real do mar. E as duas novas embarcações da Tauck River Cruising, ambas para 130 passageiros - o Inspire, que será lançado este mês, e o Savor, em junho - oferecem "lofts" no convés inferior, com salas em que seus ocupantes podem se sentar perto das janelas à metade da altura da cabine.

Cruzeiros curtos
De olho nos viajantes que não têm muito tempo e os marinheiros de primeira viagem que ainda não têm certeza de poder permanecer uma semana inteira a bordo, os itinerários curtos estão proliferando. O crescimento do número de portos nacionais de Nova York a Baltimore, Galveston, Texas, Los Angeles e Seattle, facilitou, e muito, o embarque dos turistas em todo o país.

A Princess Cruises lançou as opções Getaway de quatro ou cinco dias no ano passado, com saídas para o Caribe a partir de Fort Lauderdale, na Flórida, e para a costa da Califórnia e do México saindo de Los Angeles e San Diego. O Europa2 (500 passageiros), da Hapag-Lloyd Cruises, vai começar a fazer viagens de quatro dias no Mar Báltico e Escandinávia em meados deste ano. O Celebrity Constellation (2.170 passageiros) da Celebrity Cruises, recém-reformado, oferece viagens de quatro ou cinco dias para as Bahamas e Caribe em março e abril, que serão retomadas no próximo inverno.

"As operadoras sempre ofereceram viagens curtas, mais baratas e divertidas. O legal é que agora estão designando seus navios novos para esse mercado também", explica Spencer Brown do site CruiseCritic.com.

Cruzeiros fluviais
Embora destinado a um número bem menor de passageiros, o cruzeiro fluvial vem atraindo cada vez mais interesse, com dezenas de lançamentos e novos navios em outros rios além daqueles dentro da Europa.

Só a Viking River Cruises vai colocar 14 novas embarcações na água este ano, todas na Europa. A Tauck estreará duas, a princípio no Reno, no Moselle e no Danúbio. Nesses mesmos rios, a nova linha Emerald Waterways, com dois navios elegantes para 182 passageiros cada, vai começar a operar em abril. A A-Rosa Cruises lançará o A-Rosa Flora (158 passageiros) em abril, com um cruzeiro já esgotado, que passará pelos campos de tulipas da Holanda. Na Provença, França, a exclusiva Uniworld Boutique River Cruises colocará seu novo SS Catherine (159 passageiros) na água em abril.

Embora a maior parte do tráfego fluvial permaneça na Europa, o interesse nos rios asiáticos vem crescendo, principalmente em Mianmar, onde a Pandaw River Expeditions recentemente lançou o Kalaw Pandaw e o Kalay Pandaw, ambos para 40 passageiros, com o Kha Byoo Pandaw (20 passageiros) entrando em operação até o fim do ano. Ao seu lado estará o Sanctuary Ananda (42 passageiros), que a partir deste ano navegará pelos rios Irrawaddy e Chindwin.