Topo

Sinta-se como um faraó em um cruzeiro pelo mítico rio Nilo

Marcel Vincenti

Do UOL, no Egito*

14/03/2014 07h20

No Egito, por que não conhecer templos como Karnak e Abu Simbel a partir do rio que nutriu a grande civilização dos faraós? Mesmo abalada pelas revoluções e transições políticas que a fizeram perder quatro milhões de turistas estrangeiros em três anos, a nação egípcia ainda oferece passeios extremamente atrativos e inusitados para o viajante.

No sul do país, pelas águas do rio Nilo, navegam embarcações que levam o turista até alguns dos mais importantes templos do Egito. E as jornadas estão longe de constituir uma aventura desconfortável: os navios são amplos, luxuosos e contam com piscinas, spas e restaurantes refinados.

Até o final de 2010, mais de 300 barcos e navios turísticos viajavam a todo vapor pela parte meridional do Nilo egípcio. Em fevereiro de 2013, duas violentas revoluções políticas depois, apenas oito dessas embarcações encontravam-se ativas na rota Aswan-Luxor, que concentra enorme quantidade de complexos faraônicos.

Uma delas é o Sonesta St. George, um luxuoso navio com 57 acomodações e capacidade para 114 passageiros que realiza cruzeiros de três, quatro e sete noites entre as cidades de Aswan e Luxor.

Já esteve no Egito?
Mande sua foto pra gente!

O grande atrativo da viagem é a oportunidade de navegar pelo mais lendário curso de água do mundo. Com sua fonte mais remota nascendo no rio Kagera, nas montanhas do Burundi, o Nilo tem quase 7.000 quilômetros de extensão e uma bacia que inclui outros sete países africanos: Ruanda, Tanzânia, Uganda, Congo, Quênia, Etiópia e Sudão.

É no Egito, porém, que o rio ganha poder. Do deque superior do navio, vê-se claramente como essas águas sustentam pessoas que vivem quase totalmente sitiadas pelo deserto. Em Aswan, de onde partem a maioria dos cruzeiros, suas margens são fecundas e alimentam as plantações de trigo, algodão e cana-de-açúcar de incontáveis povoados árabes e núbios. 

Templos e crocodilos

E o que acontece hoje, acontecia há mais de 5.000 anos. O desenvolvimento da civilização egípcia sempre dependeu do aporte alimentar feito pelo Nilo. Lidar com suas cheias e depressões era entrar em uma batalha árdua contra a natureza, na qual a vitória significava produção farta e a derrota, fome geral.

Na maioria das vezes, a civilização egípcia venceu, e a prova do êxito pode ser verificada ao longo do cruzeiro. Um dos primeiros passeios da viagem começa antes mesmo de o navio recolher âncora. De Aswan, ônibus levam os passageiros da embarcação em direção a Abu Simbel, em uma viagem de três horas que chega perto da fronteira sudanesa. 

  • Arte/UOL

    Cidades lendárias do Nilo e os templos de Abu Simbel fazem parte do tour pelo sul do Egito

Construído em meados de 1.200 a.C. a mando de Ramsés 2º, um dos mais megalomaníacos faraós da história, Abu Simbel é um caso curioso: nos anos 1960, o complexo arqueológico foi removido, pedaço por pedaço, para um terreno 60 metros mais alto que o sítio original da sua construção, que seria alagado com a abertura da Alta Represa da Aswan (projeto conduzido pelo mais megalomaníaco presidente egípcio da história, Gamal Abdel Nasser).

O complexo de Abu Simbel abriga dois templos: o mais importante deles, dedicado aos deuses Amon, Ra-Horakhte e Ptah, tem em sua entrada quatro estátuas de Ramsés 2º, todas com 20 metros de altura. Entre suas canelas encontram-se estátuas de Nefertari e Muttuy, mulher e mãe do faraó, respectivamente, e dos filhos do casal.

O monumento está esculpido a partir de uma colina de arenito e tem a entrada virada para o leste, sempre pronta para receber o sol nascente. Duas vezes por ano, o sol entra diretamente até o fundo do templo, e ilumina as estátuas de Ramses 2º que existem lá dentro.

Já o segundo monumento, usado para a veneração de Hathor (deusa do amor e da fertilidade), tem em sua entrada estátuas de mais de 10 metros do casal real.

Ao sair de Aswan, o cruzeiro para bem ao lado de outro interessantíssimo complexo arqueológico do Egito: o templo de Kom Ombo, construído na era ptolomaica e que abriga um museu com 20 múmias... de crocodilos.

  • Arte/UOL

    Em sua viagem pelo rio Nilo, navio ancora ao lado do imponente templo de Kom Ombo

Há mais de dois mil anos, crocodilos gigantescos eram presença constante no Nilo e, no Egito Antigo, inspiraram a criação do deidade Sobek, associada à força e à fertilidade. Atualmente presentes apenas no lado sul da represa de Aswan, eles eram mumificados no passado, e hoje essas relíquias podem ser admiradas no museu de Kom Ombo: no local, há um exemplar com 4,3 metros de comprimento, em perfeito estado de conservação. A impressão é que a fera vai se mover a qualquer momento.  

Hórus e Amon

O navio cruza o Nilo e chega à cidade de Edfu, onde os passageiros podem conhecer o templo de Hórus, erguido entre 237 e 57 a.C. (era ptolomaica) e que exibe diversas estátuas de Hórus, o deus egípcio em forma de falcão, que os gregos associavam a Apolo. Periodicamente, o local é palco de um colorido show de luzes, que conta como as culturas egípcia e grega se fundiram a partir do século 4 a.C., com a chegada de Alexandre, o Grande, ao território dos faraós.

O Egito foi governado, entre os anos 3.100 e 30 a.C., por um total de 33 dinastias. A cidade de Luxor (conhecida historicamente como Tebas) foi sua capital durante a 11ª dinastia, perdeu o posto no período seguinte, mas recuperou-o com o advento da 18ª dinastia, nos anos 1500 a.C.  

Você sabia?

  • Que apenas 3%...

    ...das terras egípcias são cultiváveis e 90% dos 85 milhões de egípcios habitam nas proximidades do rio Nilo? O vale do Nilo abriga uma das maiores densidades demográficas do planeta: 1,3 mil pessoas por quilômetro quadrado.

     

    Era o início de uma era de ouro para a civilização egípcia e o templo de Karnak, localizado dentro de Luxor e visitado pelos passageiros dos cruzeiros, é o melhor testemunho desta época.

    Dedicado a Amon-Ra, o complexo de Karnak cobre uma área de 1,2 km². No lugar, há monumentos dedicados à deusa Mut (consorte de Amon) e ao filho do casal, Khonsu, além de portais deixados pelos Ptolomeus, que comandaram o Egito entre 305 e 30 a.C.

    Um obelisco de 29 metros de altura, de granito róseo, construído pela faraó Hatshepsut, é outra das atrações locais. Para chegar até ele, cruza-se uma área de cinco mil metros quadrados enfeitada por 134 colunas, algumas com 22 metros de altura e três de diâmetro. São decoradas por hieróglifos e sustentam arquitraves de 70 toneladas.

    O passeio termina com uma incursão ao Vale dos Reis, onde estão os templos mortuários dos principais faraós egípcios. A grande atração do lugar é o túmulo de Tutancâmon, descoberto intacto pelo arqueólogo inglês Howard Carter em 1922 e cujas relíquias podem ser admiradas no Museu Egípcio do Cairo.

    O Vale dos Reis ocupa propositadamente o lado ocidental do Nilo, onde o sol se põe. Associado à morte pelos faraós, o pôr do sol é um dos momentos mais belos de um cruzeiro pelo Nilo. Não perca o espetáculo por motivo algum.

    Quanto custa?

    Cabines duplas no Sonesta St. George custam a partir de 500 dólares, preço que inclui pensão completa e diversos tours, como as visitas aos templos (menos Abu Simbel), incursões a vilarejos núbios e passeios de feluca (um barco à velo típico do Egito) pelo rio Nilo. Passeios especiais são pagos à parte: os passageiros do navio podem, por exemplo, fazer um voo de balão sobre diversos templos da cidade de Luxor por a partir de 200 dólares por pessoa (o UOL recomenda enfaticamente este tour aéreo).

    Vale lembrar, porém, que Aswan fica longe do Cairo, cidade que é a principal porta de entrada dos brasileiros no Egito. Se quiser viajar com menos aventura e mais conforto, vale a pena contratar os serviços de alguma agência. A CVC, por exemplo, oferece pacotes para o Egito que contam com guia fluente em português e que, além do cruzeiro, levam o turista para destinos como o balneário de Sharm El-Sheikh, as pirâmides de Gizé e o Deserto Branco. 

    Outra das poucas empresas de cruzeiros que estavam na ativa quando o UOL visitou o Egito era a Nile Cruise Travel (www.nilecruisetravel.com).

    Para saber mais informações sobre os cruzeiros da empresa que cuida do Sonesta St. George, acesse: www.sonesta.com/NileCruises

    É seguro?

    O cônsul brasileiro no Cairo, Álvaro de Oliveira, evita afirmar categoricamente que o Egito é hoje um país totalmente seguro para turistas. Mas ressalta que é "histeria dizer que o mundo está acabando por aqui". "O turista brasileiro pode vir ao Egito, desde que tome precauções", diz ele. "Recomendados ao viajante que evite aglomerações e protestos nas ruas, assim como algumas regiões do país, como a Península do Sinai [há relatos sobre grupos ligados à Al-Qaeda atuando nesta área]. Se o visitante ficar apenas em locais turísticos, ele dificilmente terá problemas."

    Em meados de fevereiro deste ano, uma bomba explodiu dentro de um ônibus turístico que atravessava a Península do Sinai, matando três viajantes sul-coreanos. Mesmo com todo o seu apelo religioso e natural, recomendamos que o turista se mantenha afastado da península.

    *O jornalista Marcel Vincenti viajou ao Egito a convite do Ministério do Turismo egípcio e da companhia aérea Ethiopian Airlines.