Topo

Cruzeiro é a opção mais vantajosa para aproveitar Galápagos

Daniel Ribeiro

Do UOL, em Galápagos *

26/06/2013 08h00

Visitar Galápagos é um sonho compartilhado por muitos perfis de turistas, desde os aventureiros que apreciam mergulhar em águas profundas, famílias em busca de uma viagem divertida e educativa, exploradores que querem ir aonde poucos chegam, cientistas entusiasmados com a obra de Charles Darwin, nerds, até admiradores de aves e flores raras. Sem dúvida, uma lista imensa de potenciais interessados no destino. Não é pra menos. Considerado o parque natural mais bem preservado do planeta, o local
oferece diversas formas de ser explorado, mas tem por mar sua melhor opção.

A experiência inusitada, porém, não é barata. O turista gasta em média US$ 4 mil para embarcar em um cruzeiro de três noites, incluindo no valor o trecho aéreo dentro do Equador. No preço estão embutidas as taxas de preservação e do rigoroso processo de entrada e saída de pessoas e bagagens. Administrada com mãos de ferro pelo Instituto Darwin e pelo governo do país, a presença de humanos nas ilhas é absolutamente controlada, garantindo também que nada seja levado dali.

A grande vantagem de um cruzeiro em comparação com uma viagem por conta própria é que na maior parte das ilhas não se pode entrar sozinho. Em muitas delas não é sequer possível chegar sem estar em um cruzeiro autorizado. A famosa Bartolomé é um dos locais em que só se pode caminhar e mergulhar acompanhado de um guia autorizado. Barcos particulares não chegam ali. Já a ilha Seymour Norte, por exemplo, acolhe uma vasta espécie de aves e qualquer movimento fora da trilha pode comprometer o ecossistema, por isso, a visitação é restrita.

Os cruzeiros oferecem guias certificados que conduzem os passeios repletos de informações sobre as ilhas, além de ministrarem palestras sobre a fauna, flora e outros temas como geologia. No navio, as atividades noturnas são diversificadas e podem incluir noites de karaokê, jantares ao ar livre e observação de estrelas. Para quem viaja sozinho, os cruzeiros têm ainda a vantagem de reunir grupos variados.

Câmara de Turismo de Galápagos
www.galapagostour.org

Parque Nacional de Galápagos
www.galapagospark.org

Cruzeiro Galapagos Legend
www.galapagoslegend.com

* O jornalista Daniel Ribeiro viajou a convite do Ministério do Turismo do Equador.