Topo

Próxima temporada de cruzeiros terá menor número de navios

Marcel Vincenti

Do UOL, em São Paulo

28/01/2013 17h50

O Brasil terá menor oferta de transatlânticos no próximo verão. De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), apenas 12 ou 13 navios navegarão pelo litoral do país entre o final de 2013 e os primeiros meses de 2014 (na temporada 2012/2013, que termina em abril deste ano, o país está recebendo 15 navios).

“O Brasil é um dos países mais caros do mundo para as companhias de cruzeiro”, diz o vice-presidente executivo da Abremar, Cláudio Carneiro. “Os custos de operação e as taxas portuárias são altos e têm um impacto muito grande em nosso negócio. Hoje, muitas empresas preferem operar na Argentina, em detrimento do mercado brasileiro”.

  • Divulgação/MSC

    Altos custos de operação e impostos têm diminuído o número de navios na costa do Brasil

Segundo Carneiro, ainda é difícil dizer se a queda na oferta irá aumentar o preço das viagens marítimas. “Isso vai depender de cada uma das companhias que atua no setor, mas o preço das passagens pode ser afetado”.

Esta é a terceira vez consecutiva que o número de navios de cruzeiro diminui no Brasil. Na temporada 2010/2011, o país recebeu 20 navios (e movimentou cerca de 793 mil passageiros). Em 2011/2012, foram 17 transatlânticos que transportaram 805 mil turistas. Já as 15 embarcações que navegam nesta temporada pelo país devem receber, até o próximo mês de abril, cerca de 762 mil passageiros.

“O Brasil tem totais condições de voltar a receber 20 transatlânticos ao mesmo tempo e movimentar um maior número de cruzeiristas. Mas, primeiro, temos que melhorar os custos de operação para nossas empresas”, afirma Carneiro.